O conceito
Virgínia Reis e Bruna Figueiredo homenageiam Álvaro Apocalypse, fundador do grupo de teatro de bonecos Giramundo, no ateliê da criação. Com cara de minimuseu da trupe, o espaço recria um cômodo caseiro, de tamanho padrão, com um ambiente agradável, ótimo para o trabalho criativo desempenhado por Álvaro. “Projetamos uma bancada de trabalho onde ele pudesse fazer seus croquis, um recamier para suas leituras, pesquisas e uma mesa de reunião para compartilhar suas ideias”, contam as arquitetas.
O ambiente
Praticidade para a limpeza pautou a escolha dos móveis. O ambiente é vazio no centro para deixar a circulação mais fluida: tem bancada de trabalho encostada à parede, recamier encaixado na quina e mesa de reunião do outro lado da divisória. O cantinho de leitura é aconchegante, prático e tem iluminação dedicada. Luminárias de estilo industrial ajudam a destacar as obras de arte, cartazes e outros detalhes da decoração. Tons neutros e sóbrios predominam. Cadeiras, bancada, divisória, mesa de trabalho e de leitura são pretas e a parede é coberta por papel com efeito de concreto.
O desafio
O ambiente foi criado para uso prático por funcionários e clientes da loja da Lider Interiores no Ponteio Lar Shopping. “O desafio era deixar livres e confortáveis essas passagens sem prejudicar o programa do ambiente”, explicam. A ordem era ter um home office e uma sala de reunião funcionais.