01 SET 2017
• Dica de decoração
Antes de escolher o modelo de exaustor que melhor se encaixa na cozinha da sua casa, é importante entender que, além de exaustores, existem coifas e depuradores que cumprem funções distintas, que atendem às necessidades de cada ambiente. Saiba, a seguir, qual eletrodoméstico é ideal para a sua cozinha e conheça alguns exemplos de exaustores disponíveis no mercado.
Coifa, exaustor ou depurador: qual escolher?
A coifa é responsável por sugar o ar, filtrá-lo e expeli-lo novamente no espaço. Já o depurador tem a mesma função que a coifa, porém, mais potente, já que devolve o ar filtrado ao ambiente repetidas vezes. Enquanto isso, o exaustor apenas troca o ar quente do ambiente em que está inserido pelo ar frio, que se encontra no exterior, com o objetivo de manter a temperatura equilibrada. Portanto, se seu objetivo é filtrar o ar, escolha uma coifa ou depurador.
Mas qual a necessidade de se trocar o ar quente, no caso das cozinhas, por um ar frio? Manter a temperatura da cozinha equilibrada garante a durabilidade dos alimentos que não estão na geladeira, mantêm os armários funcionando adequadamente, já que evita umidade e mofo, além de acabar com os odores muito fortes. Outro ponto favorável é evitar que a gordura se acumule em móveis e eletrodomésticos.
O mercado oferece diversos tipos de exaustores para cozinha. Confira a seguir alguns modelos:
Integrável
Os exaustores integráveis são aqueles instalados debaixo dos armários que ficam sobre o fogão. Eles geralmente possuem tubos nas paredes ou no teto, com o intuito de expelir fumaças e vapores para fora de casa.
Modelo de cozinha ideal para exaustores integráveis.
Chaminé
Os exaustores chaminés de parede são os mais conhecidos pelos brasileiros. Com o formato em chaminé, como o próprio nome diz, eles se localizam sobre cooktops e fogões e suas tubulações estão diretamente ligadas ao exterior de casa.
A cozinha integrada ao home de Manuela Senna para a Decora Lider BH 2016 possui exaustor do tipo chaminé de parede.
Nessa cozinha, o exaustor tipo chaminé de parede tem tubulação diretamente ligada ao teto.
Há também os exaustores chaminés em ilha, usados em cozinhas com esse formato, em que o fogão ou cooktop se localiza no centro do espaço. Fumaças e odores indesejáveis são expelidos pelo teto, no formato da tradicional chaminé.
Exemplo de exaustor Oberoende para cozinha em ilha.
De chão
Os exaustores horizontais de chão expelem a fumaça pelo chão da cozinha, onde são instalados.
Modelo de exaustor horizontal, que pode ser instalado no chão.
Sem tubulação
Os exaustores sem tubagens possuem um mecanismo que filtra o ar e o libera limpo e renovado, sem a necessidade de tubos.
Exemplo de exaustor sem tubagens da Falmec.
E aí, descobriu qual modelo de exaustor é ideal para a sua cozinha? Agora fique por dentro dos erros mais comuns ao planejar uma cozinha.