Como utilizar objetos pessoais na decoração com autenticidade

22 MAR 2020
• Dica de decoração

A hora mais esperada chegou: produzir a casa com seus objetos preferidos, que fazem parte da sua história. Uma dúvida muito comum quando se chega a esse momento diz respeito a como usar esse objetos de maneira elegante, de forma que não fique caricato demais.

A primeira dica é reunir todos os objetos pessoais que você deseja usar para enfeitar da casa. A partir disso, reflita sobre em que lugar cada objeto faz mais sentido para você no dia a dia. Afinal, praticidade é algo que deve ser levado em conta nessa fase da decoração. Um exemplo: o porta retrato com a foto da família fica ótimo no escritório, mas você não abre mão de vê-lo todos os dias antes de ir trabalhar. Que tal posicioná-lo na sala de estar, próxima à entrada da casa?

Souvenirs de viagem também são itens indispensáveis no seu décor? Que tal reuni-los em uma só prateleira da estante da sala, de forma a contar um história de todas as suas viagens?

A seguir selecionamos alguns exemplos de espaços que utilizam objetos pessoais na decoração de forma prática e autêntica.

 

Retratos de família

Que tal deixar aquele porta retrato com a foto da família em destaque, logo na entrada de casa? Felipe Fernandes juntou funcionalidade e charme nesse detalhe de seu projeto: o aparador recebe as fotos da família, enquanto o espelho Lip ajuda a conferir a aparência antes de sair.

 

Peça única

Outro dilema que se pode encontrar na hora de usar objetos pessoais na decoração da casa diz respeito ao seu estilo. Às vezes, a peça não combina com o décor em questão. Uma alternativa seria colocar essa peça em uma caixa de acrílico, de forma a proteger o objeto e garantir a sua sofisticação. Que tal pegar aquele colar artesanal ou aquela louça de família e transformá-la em uma obra de arte? Nesse projeto do escritório Cavalcanti Cronemberger, o cocar ganha destaque e importância exposto separadamente em uma caixa de acrílico.

 

Decoração infantil

O quarto das crianças é a parte da casa que permite um décor mais ousado, mas ao mesmo tempo é importante que ele não abra mão da funcionalidade. Que tal juntar todos os brinquedos e transformá-los em enfeites? A estratégia de usar esses objetos pessoais na decoração foi usada por Andrea Kerr neste projeto. O resultado agrada tanto as crianças quanto os adultos.

 

Estantes e livros

É fã de livros? Uma ótima forma é usá-los para decorar a casa. Que tal expô-los em uma estante? Experimente misturá-los a adornos, porta retratos e até luminárias, como fez Roberta Rennó neste projeto.

 

Pronto para dar seu toque pessoal ao décor? Visite uma de nossas lojas e confira nossa linha de adornos!

mix de composição