Uso da energia solar na arquitetura

11 FEV 2021
• Da ideia ao projeto

A energia solar está em franca expansão no Brasil. Se você tiver a oportunidade de observar o telhado de casas e a cobertura de prédios, verá algumas placas espelhadas anexadas em sua superfície. As placas fotovoltaicas são as responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia. O resultado são contas de luz mais baratas e um meio-ambiente mais sustentável.

 

No Brasil, entre 2019 e 2021, o uso dessa fonte de energia cresceu 59%, segundo dados da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Entre os Estados que mais utilizam a tecnologia, destaca-se Minas Gerais, em primeiro lugar, seguida por Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Goiás. Ainda segundo a ABSOL, o uso da energia solar no Brasil  já evitou a emissão de mais 1, 1 milhão de toneladas CO2 , gerou 224 mil empregos e R$11,3 bilhões em tributos.

 

Mas que fatores devem ser levados em conta na hora de instalar as placas fotovoltaicas para o uso da energia solar em casas e edifícios?

 

1 – Posicionamento

As placas devem estar sempre viradas para o Norte, pois ele otimiza a captação da luz solar, já que o sol nasce no Leste, inclinado ao Norte e se pondo no Oeste. É importante lembrar que o local e instalação não se restringe ao telhados. Fachadas de prédios já podem ser revestidas com placas fotovoltaicas.

 

2 – Custos de instalação

Um dos grandes entraves da expansão da energia solar no Brasil é o custo de instalação. Para otimizá-lo, é imprescindível calcular a área exata onde serão instaladas as placas fotovoltaicas.  Local e nível de consumo são informações essenciais para que este dimensionamento seja feito corretamente.

 

3 – Equipamento anexo

As placas fotovoltaicas são acompanhadas de um inversor solar e caixas de proteção. Também não se esqueça dos eletrodutos, que ligam as placas fotovoltaicas ao inversor solar.

 

4 – Conceitos de sustentabilidade

Favorecer a luz natural no projeto e pensar na ventilação cruzada são iniciativas básicas que compõem uma arquitetura sustentável. Portanto, não abra mão deles ao realizar seu projeto. A energia solar não deve se sobrepor a estes conceitos.

 

Pronto para aderir ao sistema? Clique aqui e conheça as iniciativas sustentáveis que aplicamos em nossa fábrica!

Confira as novidades do nosso blog