“Mudamos nosso ambiente conforme nós mesmos mudamos”. Esta reflexão feita pela arquiteta Renata Matos ilustra bem o conceito deste projeto assinado por ela. “Tem sido cada vez mais comum o desejo por moradias que não tenham mais as salas de jantar. Seja porque este ambiente se tornou formal demais, seja porque a família quer ocupar a varanda com o espaço de refeição, seja porque quer fazer valer a vista que comprou através da localização do apartamento, seja porque quer ampliar a sala de estar para se tornar um grande home”, explica. E quem acha que esta é uma necessidade exclusiva de apartamentos compactos, se engana. Casas amplas também tem passado por esta mudança, segundo Renata.
“Enquanto escritório de arquitetura que produz e reflete sobre como ocupamos os espaços, concordamos com esse novo morar, que prima pelo uso real dos ambientes e dos móveis, aliando cada vez mais forma e função, estética e funcionalidade”, completa.
A leveza do branco e o aconchego da madeira se encontram para um novo morar cheio de personalidade
Varanda como jantar, cozinha no estar e home integrados: uma nova forma de morar.
Com vista para o mar da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, este projeto assinado por Renata celebra o dolce far niente, sem abrir mão da praticidade. Uma tradução certeira deste novo morar. Na área social, por exemplo, o pedido dos moradores foi por uma grande área gourmet. “Para isto, criamos uma cozinha minimalista diretamente na sala e totalmente integrada à varanda”, explica. Para não deixar os eletrodomésticos expostos no ambiente, Renata apostou em uma marcenaria e bancada. Uma cartela de tons claros foi escolhida. Cores como off white e branco se conjugam com a madeira em tonalidade suave, integrando de maneira inteligente cozinha, jantar, home e varanda em um só espaço.
A cozinha ganhou banquetas Bow de Adolini Simonini, que garantem o conforto dos moradores.
Quando se fala em estética e funcionalidade, nosso design feito para viver entra em cena, ocupando todos os cômodos da casa, da área social a área íntima. Seja no home, com o acolhimento do sofá Fofo, seja na varanda, com mesa Renda e cadeiras Ditta, tudo foi pensado para valorizar a forma e a função, sem deixar de valorizar as raízes brasileiras.
Mesa de jantar Renda e cadeiras Ditta foram escolhidas para a varanda.
Sofá Fofo no estar e home: formato em U pode ser desmembrado graças a sua modulação.
Na suíte, mini cômoda Cimo serve como apoio para a lateral da cama.
Poltrona e banco Viki para os momentos de descanso na suíte.
Gostou do projeto? Conta pra gente nos comentários!