04 MAIO 2021
• Da ideia ao projeto
Um dos itens mais almejados no décor atual são os painéis. Responsáveis por deixar a decoração mais bonita e elegante, ele também é usado por arquitetos e designers de interiores para atingir objetivos como: conferir mais acolhimento, receber a TV e esconder seus fios, dar continuidade a um espaço ou mesmo proporcionar a sensação de amplitude. Mas quando e que tipo de painéis usar em cada cômodo da casa? É o que mostramos para você a seguir:
1. Living e seus painéis contínuos
O painel pode ser usado em uma das paredes, fazendo um excelente contraponto com o piso. Um bom exemplo disso é este projeto de Rachel Fechine e Sara Viana. Nele, uma parede foi toda revestida com painel de madeira, recebendo até uma obra de arte, fazendo um ótimo contraste com o piso em revestimento branco. Já na área da TV, foi escolhido um painel em ripinhas brancas. Repare como ele confere sensação de continuidade, ligando o living à área da cozinha. Bem à frente do painel, nossas poltronas Tiras trazem mais um elegante contraponto de cor, valorizando ainda mais o ambiente. Enquanto as mesas de centro Edge complementam a decoração e garantem o apoio necessário ao ambiente receptivo da casa.
2. Sala de TV: ideal para um painel parcial
Uma das formas mais comuns de se usar o painel é no home, para receber a TV. Além de muito funcional, já que o painel esconde os fios e deixa tudo mais clean, ele garante um ar mais composto ao espaço. É interessante optar por um painel parcial, que delimite a área da TV. Neste projeto da GM Design e Arquitetura, por exemplo, o painel em madeira ebanizada é utilizado apenas na área da TV. As estantes Circuit do estúdio Nada Se Leva delimitam o espaço e formam uma interessante moldura.
3. Cozinha: painéis de materiais mais resistentes
Posso usar um painel na parede da cozinha? Claro! A escolha é ótima, principalmente se a cozinha for integrada com a sala de jantar ou mesmo com uma área gourmet. No entanto, é interessante usar acabamentos mais resistentes para o espaço, como o silestone. Neste projeto da 2 Quartos Arquitetura, o revestimento que remete a um mármore preto foi emoldurado por um armário de madeira suspenso que percorre o espaço.
4. Sala de jantar: ótima para os painéis espelhados
Painéis espelhados são muito usados para conferir amplitude aos ambientes. Nesta sala de jantar projetada por Renata Basques, eles ocupam uma das paredes, garantindo a sensação de continuidade. O contraste com a nossa mesa de madeira Sava e as cadeiras Ditta deixam tudo mais confortável.
5. Quarto: aposte nos estofados
Para os quartos, painéis estofados são uma ótima opção. Além do acolhimento, também funcionam como isolamento acústico. Neste projeto de Carolina Lage, ele ganhou a companhia de um painel ripado na cabeceira e de um painel de madeira na parede lateral. O resultado é conforto elevado até a última potência.
Pronto para usar painéis na sua decoração? Então venha nos visitar, fazemos sob medida para você!