Tons de madeira: como combinar

02 ABR 2022
• Dica de decoração

Charmosa e elegante a madeira é um dos materiais prediletos quando o assunto é decoração. Com resistência incontestável e beleza singular, ela tem lugar garantido nas residências, onde cumpre com perfeição seu papel em pisos, portas, janelas e principalmente em móveis. Matéria-prima típica brasileira, a madeira encanta pela sua diversidade de tons. Das claras às mais escuras, passando pelas com veios aparentes, são muitas as possibilidades do material. Porém, com tantas possibilidades, surgem também muitas dúvidas. Como combinar os tons de madeira? É bom lembrar que nada é impossível quando se trata do material. No entanto, vale a pena seguir algumas regrinhas para ter um resultado de encher os olhos.

 

Trabalhe sempre com um tom de madeira predominante

O tom escolhido deve ser o principal do espaço, presente no móvel de destaque ou no piso, por exemplo. Aplique outros tons em detalhes, como uma poltrona ou mesmo em adornos. Nesse living de Ana Cano para a CASACOR Rio 2021, o painel de madeira da parede é o tom predominante. Mesas de centro Luna do Estúdio Lider em tom um pouco mais claro e com veios aparentes foram escolhidas para complementá-lo.

combinando tons de madeira diferentes

 

Aplique tons de madeira complementares

Trabalhe com uma cartela de tons complementares de madeira. Tons mais quentes, por exemplo, vão da madeira marrom escura a marrom clara. Tons frios, vão da madeira ebanizada até a branca, em cor gelo. No living gourmet Kit House do Studio Gontijo para a CASACOR Brasília 2021, os tons quentes da mesa de demolição e do aparador suspenso se complementam e deixam o ambiente mais acolhedor.

madeira de demolição

 

Aposte no contraste

Madeira em tom quente e tom frio no mesmo espaço, pode? Claro que sim! Se você adora o poder do contraste, experimente misturar a madeira ebanizada, mais escura, com a de carvalho, mais amarronzada. Neste apartamento de Renata Machado e André Magalhães, o painel de madeira em freijó contrasta com a madeira ebanizada das cadeiras Dera, criando um interessante jogo visual.

madeira na decoração

 

Combine um tom de madeira com outros materiais

Se você escolheu um tom de madeira predominante, mas tem dúvida de como combiná-lo com outros materiais, vale se inspirar nesse ambiente de Jean de Just para a CASACOR Rio 2021. Nele, a mesa Board Lattoog complementa as cadeiras Cuna Em Dois Design com assento e encosto em couro. A dica é sempre valorizar a madeira com elementos naturais, seja couro, palhinha ou tecidos como o algodão.

combinação de tons de madeira

 

Gostou das dicas? Então venha conferir todos os nossos tons de madeira em uma de nossas lojas!