Sustentabilidade: nosso design feito para viver e o meio ambiente

03 JUL 2021
• Mundo Lider

Tema em alta nos dias atuais, a sustentabilidade ainda gera dúvidas na indústria. Segundo pesquisa do Sebrae, a nota que o setor daria ao seu conhecimento sobre o assunto gira em torno de 6,4. A média é baixa para um tema urgente, que ganha importância a cada dia, como relata a pesquisa.

 

O consumidor também exerce papel importante quando se fala em práticas sustentáveis. Segundo pesquisa divulgada pela Opinion Box sobre sua preocupação com sustentabilidade, 33% dos entrevistados afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto, e 53% disseram que se preocupam um pouco. Como resultado, a tendência é dar preferência para empresas que prezam pela sustentabilidade. Ainda segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados priorizam empresas que cuidam do meio ambiente na hora da compra.

 

O nosso design feito para viver vem desenvolvendo práticas sustentáveis ao longo dos anos. Um dos passos mais representativos foi a adoção de estruturas metálicas nos sofás. O material, além de mais sustentável, é mais leve, o que facilita a entrega e gera menos emissão de gás carbônico na atmosfera. Outros setores da nossa fábrica também adotaram medidas sustentáveis, as enumeramos para você a seguir:

 

Resíduos gerados na Mobiliadora

As sobras de madeiras (toquinhos) e serragem são destinadas à fabricação do briquete. O processo de briquetagem consiste na compactação do resíduo em forma de cilindros ou retângulos, por meio da geração mecânica de elevadas pressões e temperaturas, com o objetivo de aumentar a sua densidade, facilitando seu transporte, armazenamento e otimizando as características energéticas dos resíduos vegetais.

O briquete é um material alternativo, podendo substituir o carvão, é menos poluente, muito usado em restaurantes, padarias, pizzarias e até em cerâmicas. Quando se utiliza o briquete, se reduz o impacto negativo sobre as florestas nativas para a retirada de lenha e ainda se economiza energia. Trinta quilos de briquetes, por exemplo, geram energia equivalente a 100 KWh/mês de energia elétrica convencional. Em 2020, reciclamos 590 toneladas serragem e aparas de madeira.

sustentabilidade

 

Resíduos gerados na Espumação

As sobras de espuma são trituradas em um moinho, formandos flocos de espuma. Este floco é misturado com cola e estanho e depois é prensado formando o “aglomerado” que é usado de forma mista com espuma em alguns modelos de estofados. Em 2020, reciclamos 58 toneladas de flocos de espuma dentro da nossa própria empresa.

Resíduos gerados na Vidraçaria

As sobras de vidros são destinadas para uma empresa terceirizada, onde ocorre a separação e processamento de cacos de vidros planos e laminados, dando origem a matéria-prima para produção de novos produtos. O vidro é de fácil reciclagem, podendo voltar à produção de novos produtos, substituindo totalmente a matéria-prima virgem sem perda de suas qualidades. A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia, gera economia de matéria-prima virgem, reduz emissão de CO2, aumenta a vida útil dos aterros sanitários e incentiva a cadeia de reciclagem. Em 2020, reciclamos 60 toneladas de sucata de vidro.

sustentabilidade

 

Resíduos gerados na Estofados

As sobras de ferro e aço são destinadas para uma empresa de reciclagem. Este processo é realizado de forma simples. Primeiramente, as sucatas precisam ser separadas, em seguida ela são prensadas em fardos com o objetivo de facilitar e otimizar o transporte até as usinas siderúrgicas. Já nas siderúrgicas, o material é derretido dentro dos Altos Fornos e pode ser moldado em diversos formatos como tarugos e placas metálicas, chapas, perfis e barras de aço, e ainda, nos processos de fundição, esse material já pode ser moldado diretamente no formato da peça desejado. O processo de reciclagem do aço é considerado rápido e pode ser realizado infinitas vezes, sem causar danos ou perdas de qualidade. Em 2020, reciclamos 60 toneladas de sucata de ferro e aço.

 

Resíduos gerados na Logística e Administrativo

As sobras de papel, plástico e papelão são destinadas para uma empresa que faz a reciclagem desses resíduos. O processo de sustentabilidade começa em nossa fábrica no Setor de Reciclagem, onde o resíduo passa por uma triagem para depois ser prensado, formando fardos e posteriormente encaminhados para uma empresa de Reciclagem, onde a mesma utiliza esses resíduos como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Adotamos o sistema de Logística Reversa, em que o cliente recebe o móvel em sua casa e a embalagem do mesmo retorna para a fábrica, para começar o processo de Reciclagem. Em 2020, reciclamos mais de 210 toneladas de papel, plástico e papelão.

sustentabilidade

 

Que tal conhecer mais sobre a nossa história? Visite nossas lojas e confira o nosso design feito para viver.