Regionalismo na decoração: leve a riqueza cultural brasileira para o seu lar

05 ABR 2022
• Inspiração

Miscigenação, múltiplos costumes e uma cultura extremamente rica. O Brasil e suas regiões encantam pela pluralidade de referências e hábitos. A decoração, como reflexo desses costumes, também incorpora elementos que representam uma cultura, uma região ou a história de determinado lugar. Plantas nativas, trabalhos artesanais, matérias-primas, cores, construções típicas. Tudo colabora para criar essa identidade regional. Mas como usá-la para deixar o décor de casa cheio de personalidade? Para te inspirar, selecionamos alguns espaços que usam desses elementos do regionalismo na decoração. Confira a seguir!

 

O feito à mão das artesãs mineiras

Almofadas e mantas feitas à mão por artesãs da região onde você vive, por exemplo são uma ótima forma de conferir essa identidade regional. No living da Criarte Arquitetura, as mantas e almofadas de crochê e macramê confeccionadas pelas artesãs do Ateliê Lider estão espalhadas pelo espaço.

almofadas decorativas

 

Matérias-primas como identidade do Vale do Rio Doce

Qual a matéria-prima típica da sua região? Que tal inseri-la no décor? Na Suíte das Pedras de João Daniel Arquitetura para a CASACOR Minas 2021, a temática do garimpo e as pedras preciosas, típicas da região do Vale do Rio Doce, terra natal de João Daniel, foram usadas por meio de matérias-primas. As pedras típicas da região, por exemplo, completam o nicho da bancada do banheiro.

uso de pedras na decoração

 

Desenhos temáticos construídos com acabamentos que remetem ao litoral

O clima praiano ganhou o Jardim Interno de Jean de Just para a CASACOR Rio 2021 graças aos desenhos de palmeiras feitos com pastilhas nas paredes do ambiente. Para completar a cena, muita madeira, palha e o nosso design feito para viver.

decoração praiana

 

O resgate da cultura indígena

Photoarts e obras de arte são uma ótima forma de representação cultural. Na Galeria de Carol Nogueira, Isabela Diniz e Olivia Campos para a CASACOR Brasília 2021, obras de arte da cultura indígena representam a identidade cultural do Centro-Oeste e Norte Brasileiro.

arte indígena

 

Cores vibrantes nordestinas

A ousadia baiana percorre este ambiente da mostra Janelas CASACOR Bahia 2020 assinado pela TRPC Arquitetos. Além da mistura de cores fortes, estão também os cactos típicos do sertão nordestino. Nosso sofá Gomos, em laranja terroso, completa o espaço.

cores vibrantes na decoração

 

Pronto para deixar seu décor cheio de personalidade? Então visite uma de nossas lojas!

mix de composição

Confira as novidades do nosso blog

Mundo Lider

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novem...

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...