Redes sociais como canal de vendas

09 JAN 2021
• Dicas

Estar presente on-line nunca foi tão importante para os negócios. Segundo pesquisa realizada pela Ebit|Nilsen sobre o comportamento de vendas na internet depois do primeiro caso de COVID 19 registrado no Brasil, a porcentagem de consumidores que realizaram a sua primeira compra on-line subiu de 17% para 32%. Este dado ressalta a importância do universo digital no comércio e não se refere apenas ao e-commerce e a produtos físicos. Os serviços também entram nesta estatística. Para arquitetos e designers de interiores, estar on-line é indispensável. 

 

Além de ser um portfólio, perfis em redes sociais como o Instagram por exemplo, muito usado nesta área, são essenciais para que o cliente chegue até você. Por meio dele é possível expor seus projetos, fazer campanhas de divulgação e manter o seu atendimento ao cliente. No entanto, por mais intuitivo e funcional que seja o Instagram, ainda é comum o surgimento de várias dúvidas sobre seu uso e funcionamento.

 

Alguns passos ajudam a manter um Instagram que converse com o seu cliente e fale sobre você e o trabalho que desenvolve. Listamos eles a seguir: 

 

1. Defina o objetivo do seu Instagram 

Este primeiro passo é essencial para direcionar o conteúdo e a estratégia do seu perfil. Reflita sobre qual é o seu objetivo neste momento: manter o atendimento aos clientes, vender projetos, fornecer conteúdo relevante para a área?

 

2. Planejamento 

Monte um calendário semanal em uma planilha do Excel ou use o Google Calendar para ter uma visualização completa da sua semana. Para cada dia da semana, escreva a pauta escolhida para ser trabalhada, colocando o horário da postagem e o nome do produto trabalhado. Ferramentas de agendamento como o Postgrain e o Etus podem te ajudar nesta fase. 

 

3. Produção de conteúdo

Conte uma história! Com prólogo (motivações de sua criação), origem (como ele foi feito), apresentação (preço e qualidade), clímax (benefícios do projeto), rotina (vantagens do pós-venda) e fim (abra o caminho para ele conhecer outros serviços que você oferece).

 

4. Interaja! 

Quando se fala em redes sociais, é importante lembrar que interação é a alma do negócio. O tão falado engajamento garante que seu post alcance mais pessoas de maneira orgânica, isto é, sem patrocínio. Por isso, interaja nos comentários e no inbox, crie perguntas e enquetes nos Stories e prepare a sua loja e seus colaboradores para um bom atendimento on-line. 

 

5. Analise os resultados 

É interessante emitir um relatório mensal para analisar as suas métricas e assim colher dados sobre os resultados obtidos. Ao analisar estas métricas, preste atenção em dados como: 

  • Alcance médio das postagens.
  • Postagem com maior e menor alcance. 
  • Postagens mais e menos curtidas.
  • Número médio de comentários.
  • Postagens com mais e menos comentários. 
  • Stories com mais e menos visualizações.
  • Perfil do público: faixa etária, gênero e cidades. 
  • Descoberta do perfil por contas que não estavam te seguindo. 
  • Dias e horas com publicações de maior alcance.

 

Pronto para arrasar nas rede sociais? Visite uma de nossas lojas e marque o @liderinteriores em seus projetos. 

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