O novo lar pede ambientes multifuncionais. Como decorá-los?

26 NOV 2020
• Sem categoria

Em 2020, mudamos toda a rotina, a forma como nos relacionamos com as pessoas e também com nosso porto seguro: o lar. Devido ao isolamento social, surgiram novos hábitos e a necessidade de reinventar os espaços dentro de casa, influenciando os caminhos da arquitetura e do design. Trabalho, descanso, preparo das refeições, limpeza, convivência e lazer em família… Tudo isso pede ambientes multifuncionais. Quer ideias para reestruturar sua casa aos novos tempos? Então, confira algumas dicas!

 

Living em sua melhor concepção

Espaços fluidos, que promovem a integração dos moradores, nunca estiveram tão em voga. Se antes da pandemia já eram tendência, hoje são desejo quase absoluto. No mesmo ambiente, as crianças brincam, os pais planejam suas tarefas, todos assistem TV e compartilham refeições. Inclusive em apartamentos compactos é possível repensar o layout da sala para que se torne um local multiuso. Adornos, livros e outros objetos decorativos podem ser guardados, temporariamente, para deixar mesas de centro e apoio livres para jogos e lanches em família, por exemplo. Pufes podem ir para o canto, liberando uma área para atividades físicas. Lembre-se: um local “limpo” permite mais versatilidade. Nesta sala de Carol Daros para a Decora Lider 2019, sala de jantar e estar integradas permitem diversas funcionalidades.

living decorado

 

A nova realidade do home office

Ah, a vida profissional… Talvez uma das áreas que mais tenha afetado nossa relação com o lar seja o trabalho, mesmo para quem vive sozinho. Como essa nova realidade deve perdurar, invista em móveis multiuso ou com maior mobilidade – uma penteadeira, no quarto ou closet, que faça as vezes de mesa de trabalho – ou transforme um cômodo em escritório, sobretudo se privacidade e silêncio forem essenciais. A marcenaria planejada pode ser uma grande aliada, possibilitando até a criação de um novo ambiente. Para quem precisa receber clientes ou pacientes em casa, o ideal é que seja próximo à entrada, preservando a área íntima. Não quer um projeto definitivo? Biombos, estantes e divisórias são ótimas soluções! Neste quarto de Lara Guimarães e Luisa Guimarães para a Decora Lider Vitória, a escrivaninha Slim, junto ao espelho Tri, assume o papel também de penteadeira.

home office decorado

 

Cozinha integrada: cada vez mais em alta

Um olho no almoço, outro nas crianças. Consegue se enxergar nessa cena? Pois as cozinhas gourmet, como uma extensão do estar, vieram para ficar! E mesmo no mundo pós-pandemia, a expectativa é que as pessoas continuem saindo menos de casa, ou seja: reunir amigos, em grupos menores, será a cara do “novo normal”. No design, a ideia se reflete em cozinhas com acabamento mais sofisticado, que “converse” com a estética da área social; móveis conectando os dois espaços, eletrodomésticos mais bonitos, além de plantas e adornos para complementar os ambientes multifuncionais. Nesta varanda gourmet de Roberta Rennó para a Decora Lider Salvador 2018, estar e cozinha se fundem, e podem também se transformar em um home office.

cozinha integrada

 

Tecnologia, minimalismo e consumo consciente

Se a robô Rosie, de Os Jetsons, está longe de ser tangível, não faltam eletroeletrônicos inteligentes – de aspirador de pó a sistema de irrigação autônomos –, que nos auxiliam nas mais prosaicas tarefas do lar e ainda economizam água e energia. Com a tecnologia, também o home office pode ser simplificado: muitas vezes, basta um notebook ou smartphone para ser produtivo. O tempo poupado vai para o que realmente interessa: você e sua família! Aliás, o conceito de que o essencial basta para sermos felizes deve permear nossa nova relação com a casa. Neste ambiente com estilo minimalista, sofá Dressy e mesa de centro Arezzo são realçados pelo tapete azul.

consumo consciente

 

 Valorização da natureza em ambientes multifuncionais

Rimando com a busca pelo essencial vem a necessidade de nos sentirmos próximos à natureza. Cuidar das plantas, cultivar uma horta, abrir as janelas e deixar a luz do sol entrar… A redução da nossa mobilidade gera um desejo cada vez maior por áreas externas ou varandas em casa, espaços que ainda podem ser aproveitados como um cantinho para descanso, meditação ou mesmo um novo hobby. Afinal, saúde mental também é indispensável. Neste ambiente de Max Mello para a Decora Lider Vitória 2019, estantes Casulo recebem plantas, enquanto a floreira Átrio, à esquerda, serve também como vasos para plantação de ervas. Mesa de jantar Cocar e cadeiras e banqueta Chá Verde completam a cena.

biofilia

 

Pronto para deixar sua casa multifuncional? Não deixe de entrar em contato conosco, estamos on-line!

Confira as novidades do nosso blog