O escritório pós-pandemia: o que muda no ambiente de trabalho?

05 JAN 2021
• Da ideia ao projeto

Um dos grande impactos causados pela pandemia do Covid-19 foi na forma e no ambiente de trabalho. Em um piscar de olhos, nos vimos exercendo nossas funções profissionais em um espaço domiciliar, misturando tarefas profissionais com pessoais. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral e do Talenses Group, “o home office é tanto uma realidade quanto um paradigma pautado em ideias pré-concebidas que acabaram sendo desconstruídas em muitas organizações e para muitos profissionais. E hoje uma coisa é certa: ele veio para ficar”.

E como fica o rendimento profissional?

Um dos destaques do estudo diz respeito à produtividade. Observou-se que o modelo de home office se mostrou de fácil adaptabilidade e aderência com altos números de produtividade, tendo a empresa já aplicado a cultura de home office ou não. Isso muitas vezes se dá pela possibilidade de montar a própria agenda. “O horário flexível permite o aproveitamento dos picos de performance ao invés de se adaptar ao relógio biológico”, afirma Paul Ferreira, um dos consultores do estudo.

 

Em relação ao trabalho em equipe, ele também está sendo visto sob um novo paradigma. Ainda segundo a pesquisa, a distância física decorrente do home office, faz com que independentemente da quantidade de pessoas na equipe, a produtividade não caia. Muitos fatores podem justificar, como a diminuição de interrupções e/ou o fácil e rápido contato com qualquer um. O foco agora passa a ser no senso de pertencimento dos colaboradores, que trabalhando à distância perdem a convivência física, e na atração e retenção destes e de novos colaboradores.

 

Em relação à adesão ao home office, 27% dos entrevistados acreditam ser ideal trabalhar de casa duas vezes por semana, outros 27% três vezes por semana e 16% todos os dias, o que torna o ambiente híbrido de trabalho, com parte dos dias em casa e outra parte no escritório, o modelo de trabalho mais popular.

 

Mas como será este novo ambiente de trabalho? A seguir, mostramos um projeto da Óbvio Arquitetura que antecipa um pouco o que está por vir.

 

Rotatividade e compartilhamento de espaços

ambiente de trabalho

Espaços de trabalho com alta rotatividade são uma tendência, com diversas pessoas ocupando o mesmo espaço em dias diferentes, por exemplo.

 

Interatividade e integração na medida certa

ambiente de trabalho

A hora do cafezinho nunca foi tão importante. Afinal, quem não está com saudade da interação com os colegas de equipe? A ideia é que este espaço tenha livre circulação e até uma varanda ao ar livre.

 

ambiente de trabalho

Espaços de interação que mantenham um certo distanciamento também estão na pauta. Neste projeto, as cadeiras Neo Giratórias, a mesa de centro Par Perfeito e as mesas laterais Fit garantem um ar mais aconchegante e descontraído ao espaço.

 

E então, pronto para este novo modelo de trabalho? Visite uma de nossas lojas e conheça soluções de A a Z para seu ambiente de trabalho, seja em casa ou em um endereço comercial!

Confira as novidades do nosso blog