Com apoio da Lider, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lança em parceria com a designer e curadora Camila Fix, a exposição “Nossa Casa – mostra virtual de arte e design: uma reflexão sobre o habitat na pandemia”, já disponível no canal do YouTube, site e redes sociais do Museu.
Com curadoria de Camila Fix e texto de abertura do curador especializado em design e arquitetura, Jorn Konjin, a exposição virtual apresenta trabalhos dos artistas Regina Silveira, Marcelo Cipis, Ricardo Ribenboim, Guto Lacaz, Alexandre Dacosta, Marcelino Melo e dos designers Ronald Saasson, Claudia Moreira Sales, coletivo Plataforma4, Estudio Guto Requena, Inês Schertel, Giorgio Bonaguro e Gustavo Martini. A cada semana, o público pôde conferir de forma digital, a difusão dos vídeos de três artistas e designers em trabalhos que refletem sobre as mudanças na relação com o espaço em que vivemos a partir da experiência do isolamento social.
A iniciativa busca refletir sobre os desafios que estamos enfrentando atualmente, devido ao COVID-19, que mudou nossa forma de trabalhar e se socializar. “O coronavírus afetou a todos nós. Parou a sociedade, nos fez repensar a interação no espaço público e nos convidou a olhar para dentro e a refletir”, afirma Camila Fix e Jorn Konijn em seu texto de abertura da exposição.
“Através desse novo olhar para nossas casas, mudamos a forma de ver os espaços íntimos e os produtos de uso diário? O que poderia ser criado para representar esses novos tempos? O resultado deste projeto coletivo é uma virtual. Todas as obras foram criadas em suporte audiovisual”, finaliza a dupla de designers.
Os vídeos podem ser conferidos nos canais de comunicação do Museu da Casa Brasileira.