Muxarabi: saiba o que é e como utilizá-lo no décor

17 MAR 2022
• Dica de decoração

Elemento típico da arquitetura árabe, o muxarabi é uma espécie de treliça de madeira usada como divisória, painel e elemento arquitetônico. A peça é ótima escolha para quem está em busca de um décor e uma arquitetura sustentável, já que favorece a circulação de ar e controla a luminosidade. Também é um ótimo recurso para garantir privacidade, já que quem está dentro de um ambiente com muxarabi consegue ver o que está fora, mas quem está fora não tem visibilidade do que está dentro do ambiente.

muxarabi árabe

Tradicional muxarabi árabe

 

Muxarabi no Brasil

No Brasil, o muxarabi chegou junto com os portugueses, em 1500. Com um simples passeio por cidades históricas, é possível identificar o elemento nas construções. Na casa da Chica da Silva, em Diamantina, por exemplo, ele está presente em uma das varandas. casa da Chica da Silva

Varanda com muxarabi na casa de Chica da Silva, em Diamantina.

 

O modernismo também era um fã do recurso. No Grande Hotel de Ouro Preto, projeto de Oscar Niemeyer, ele está presente nas varandas dos quartos.

 

muxarabi

muxarabi

 

O sucesso do elemento foi tanto que logo foi criada uma vertente sua, o cobogó. Modernistas como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa logo aderiram à tendência e começaram a aplicar a releitura brasileira dos muxarabis em seus projetos.

 

Como utilizar o muxarabi na arquitetura e decoração?

Além de elemento arquitetônico, ele também pode ser usado internamente em ambientes, como elemento decorativo. A seguir, selecionamos alguns exemplos para te inspirar:

porta de muxarabi

portas de muxarabi

Portas deslizantes em muxarabi no projeto de Cris Furlan assumem também o papel de divisória da cozinha e sala de jantar.

muxarabi na fachada da casa

No sobrado da Brasil Arquitetura, o elemento reveste toda a fachada. (Foto: Revista Glamour)

 

parede de muxarabi

Nesta casa baiana projetada por Márcio Kogan, o material assume o papel das paredes.

 

painel de muxarabi

painel de muxarabi

Painel separa com leveza a sala e o quarto neste projeto de Pietro Terlizzi.

 

Gostou do muxarabi? Gostaria de tê-lo em casa? Conta pra gente nos comentários!

Confira as novidades do nosso blog