17 MAR 2022
• Dica de decoração
Elemento típico da arquitetura árabe, o muxarabi é uma espécie de treliça de madeira usada como divisória, painel e elemento arquitetônico. A peça é ótima escolha para quem está em busca de um décor e uma arquitetura sustentável, já que favorece a circulação de ar e controla a luminosidade. Também é um ótimo recurso para garantir privacidade, já que quem está dentro de um ambiente com muxarabi consegue ver o que está fora, mas quem está fora não tem visibilidade do que está dentro do ambiente.
Tradicional muxarabi árabe
Muxarabi no Brasil
No Brasil, o muxarabi chegou junto com os portugueses, em 1500. Com um simples passeio por cidades históricas, é possível identificar o elemento nas construções. Na casa da Chica da Silva, em Diamantina, por exemplo, ele está presente em uma das varandas.
Varanda com muxarabi na casa de Chica da Silva, em Diamantina.
O modernismo também era um fã do recurso. No Grande Hotel de Ouro Preto, projeto de Oscar Niemeyer, ele está presente nas varandas dos quartos.
O sucesso do elemento foi tanto que logo foi criada uma vertente sua, o cobogó. Modernistas como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa logo aderiram à tendência e começaram a aplicar a releitura brasileira dos muxarabis em seus projetos.
Como utilizar o muxarabi na arquitetura e decoração?
Além de elemento arquitetônico, ele também pode ser usado internamente em ambientes, como elemento decorativo. A seguir, selecionamos alguns exemplos para te inspirar:
Portas deslizantes em muxarabi no projeto de Cris Furlan assumem também o papel de divisória da cozinha e sala de jantar.
No sobrado da Brasil Arquitetura, o elemento reveste toda a fachada. (Foto: Revista Glamour)
Nesta casa baiana projetada por Márcio Kogan, o material assume o papel das paredes.
Painel separa com leveza a sala e o quarto neste projeto de Pietro Terlizzi.
Gostou do muxarabi? Gostaria de tê-lo em casa? Conta pra gente nos comentários!