12 MAR 2022
• Arquitetura
Um local destinado a discutir para onde caminha a humanidade. O Museu do Futuro, em Dubai, nos Emirados Árabes, foi inaugurado no último dia 21 de fevereiro, com todos os olhos do mundo voltados para si. Além da proposta inovadora – um museu que tende a estudar o passado, nele, a ideia é usar o passado e o presente para antecipar o futuro –, ele chama atenção pelo seu projeto arquitetônico audacioso. O objetivo é fazer com que seus visitantes viajem para o ano de 2072 ao adentrar no museu. Daí o seu projeto arquitetônico escultural, em formato de anel elíptico, com altura de 78 metros e estrutura moldada com placas de aço que recebem escritos no alfabeto árabe, escritos estes que fazem parte de poemas compostos pelo xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.
A arquitetura do edifício considerado um dos mais bonitos da Terra
O escritório Killa Design foi o responsável pelo projeto e, em parceria com Buro Happold, desenvolveu uma construção que chama atenção pela sua sustentabilidade. São 4.000 megawatts de potência gerados através de placas solares em sete andares interligados por rampas. A construção seguiu todas as diretrizes propostas pelo Green Building Council, para a conquista do selo ambiental LEED.
A estrutura elíptica, segundo seus criadores, representa a Humanidade, enquanto o centro, oco, representa o desconhecido, ou seja, o futuro. Já a base verde remete ao planeta Terra. Para criar a estrutura oval, foi necessária muita tecnologia, desenvolvida com ferramentas de modelagem paramétrica, que gerou uma espécie de algoritmo. Isso permitiu aumentar digitalmente a estrutura interna de aço do edifício e assim ter como resultado um edifício que chama atenção pela sua magnitude.
Em seu interior, três andares serão dedicados a exposições imersivas sobre recursos disponíveis fora do planeta Terra, e também temas como bioengenharia, ecossistemas, bem-estar e saúde, por exemplo. Um andar falará sobre novas tecnologias que mudarão o mundo em áreas como transporte, saúde, água, comida e energia. O último andar foi pensado para as crianças e contará com atividades lúdicas e educativas.
E então, já planeja uma visita ao Museu do Futuro em Dubai? Para saber mais sobre as exposições do museu, acesse dubaifuture.ae