Guia para conciliar a decoração em um ambiente multifuncional

16 MAR 2020
• Dica de decoração

Tendência na decoração atual, o ambiente multifuncional reflete bem o modo de vida contemporâneo, em que espaços onde se possam realizar mais de uma atividade é praticamente uma necessidade. Com isso, surge um novo desafio na hora de decorar: harmonizar diferentes ambientes em um só espaço.

A sala de estar, por exemplo, vira escritório e sala de TV. A sala de jantar recebe também uma adega e se mistura à cozinha de forma quase imperceptível.

Qual o segredo para que tudo “converse” harmonicamente? É o que mostramos para você a seguir.

 

Enumere as funções que cada ambiente deverá exercer em um espaço

Organização é fundamental para criar uma decoração multifuncional de sucesso. Portanto, antes de começar os trabalhos, enumere os ambientes e suas funções.

Saber se um ambiente terá a função de servir ao seu lazer e também como home office durante algum dia da semana, irá facilitar na escolha das peças e da decoração.

 

Pense na cartela de cores

Você pode delimitar cada ambiente com uma determinada cor, desde que todas conversem entre si ou optar por uma cor predominante e variar nos tons. O importante é que essas cores sejam harmônicas e não briguem entre si. Nesse quarto de Levy Netto, por exemplo, os tons terrosos predominam.

Neste ambiente multifuncional o lounge, dedicado ao relaxamento, conta com o sofá Way que recebeu revestimento alaranjado, enquanto que na escrivaninha, local dedicado ao trabalho, o tom chumbo da cadeira Lilly dá as cartas.

 

Se quiser saber mais sobre este assunto, você pode conferir este post sobre a ciência das cores.

Escolha acabamentos para cada função do ambiente

Outra forma de integrar e delimitar espaços em ambientes integrados é por meio de acabamentos. Experimente fazer como Flávia Emrich neste living da Decora Lider Rio 2019. Enquanto na sala de estar é o painel de mármore que chama atenção, no escritório é a parede de cimento que é o destaque. Para conectar ambos espaços, foi usada outra parede de cimento, também no espaço dedicado à sala de estar.

 

Escolha móveis multifuncionais

Item essencial para uma decoração versátil, os móveis multifuncionais ajudam bastante a deixar o ambiente mais prático e acolhedor. Vale usar cadeiras para a sala de jantar que possam também servir de poltrona para a sala de estar ou um sofá com módulo mais largo, como este usado por Fernando Pandolfi em seu ambiente para a Decora Lider Vitória 2019.

 

Complementos servem como elemento integrador do ambientes

Tapetes são uma ótima forma de integrar ou delimitar ambientes de maneira prática e certeira. Vale até usar uma sobreposição, como fez a B2 Arquitetura e Case Arquitetura neste ambiente da Decora Lider Rio 2019. Repare que o maior tapete – em tom neutro –  serve como referência para todo ambiente, enquanto que o listrado delimita a área de conversação do estar.

 

Pronto para integrar ambientes multifuncionais? Visite uma de nossas lojas e confira as soluções que temos para você!Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog