13 FEV 2021
• Dica de decoração
Apartamentos pequenos pedem soluções inteligentes de aproveitamento de espaços. Móveis multifuncionais, espaços de circulação bem pensados, marcenaria sob medida e uma escolha de tons mais claros são algumas das estratégias usadas por arquitetos e designers de interiores para otimizar os espaços compactos. Mas como aproveitar cada um destes cantinhos? A seguir, selecionamos alguns exemplos que possam servir de inspiração para você. Confira!
1 – Integração total
Integrar ambientes é uma das maneiras mais conhecidas de aproveitamento de espaço. Neste projeto da Ocapi Arquitetura, sala de estar e sala de jantar ocupam o mesmo espaço. Destaque para a mesa lateral Garbo, que assume o papel de mesa de jantar. Seu formato redondo facilita a circulação e deixa o cantinho da sala mais prático.
2 – Móveis em cantos são bem-vindos
Sabe aquela espaço entre o sofá e a parede da sala? Ele pode receber uma mesa lateral (ou duas!), por exemplo, para servir como apoio. Eduardo Muzzi optou por posicionar duas mesas de diferentes alturas ao lado do sofá cama 3400. Elas recebem abajur, table book e adornos.
Neste quarto de Mari Lazarini, a mini cômoda Rip serve como apoio para a cama. Destaque para a sua gaveta em ripinhas que também auxilia na hora de guardar objetos.
Outro bom exemplo de móveis encostados na parede é este quarto infantil de Carolina Lage. A escrivaninha Leg foi posicionada de um lado da parede, enquanto mesas laterais Mari assumiram o papel de mesa de cabeceira.
3 – Use móveis encaixáveis
Eles são uma ótima ferramenta para otimizar espaços compactos. Nesta sala que também assume a função de home, projetada pela Piacesi Arquitetura, a mesa lateral Canguru se encaixa em seu lado esquerdo. Mas nada impede que ela possa ser usada em outros lados do sofá ou mesmo em outros cômodos da casa.
4 – Aposte na marcenaria feita sob medida
Ela será sua aliada na hora de aproveitar todos os cantos de casa. Neste quarto projetado por Fernanda Peçanha, bancada de estudos, bicama e até uma pequena estante debaixo da janela otimizam todos os cantos do quarto, dando-lhes diferentes funções.
Outra opção de marcenaria sob medida também pode ser aplicada em banheiros, como este lavabo de Ana Carolina Claro. Uma prateleira de madeira foi inserida sob a bancada da pia. Ela pode receber caixas para armazenamento de papel higiênico, sabonetes e também adornos.
5 – Preste atenção no tamanho dos móveis
Sua dimensão é essencial para um bom aproveitamento de espaço. Neste loft de Felipe Fernandes, a bancada da cozinha ganhou a companhia de três cadeiras Abraço. Com encosto em palhinha, elas deixam o ambiente bem mais leve e fluido.
Pronto para aproveitar todos os cantinhos da sua casa? Então venha nos fazer uma visita!