Design de móveis: como é o processo criativo do Estúdio Lider?

14 SET 2021
• Mundo Lider

Quem se depara com o nosso design feito para viver não imagina todas as etapas que ele teve que percorrer para chegar até você. Dos nossos consultores e gerentes, dispostos a te atender e satisfazer todas as suas demandas, passando pela nossa antenada equipe de marketing, sempre com um pé no futuro, até chegar aos nossos designers, engenheiros, prototipistas e colaboradores em geral, continuamente preparados para fazer acontecer, tudo é pensado nos mínimos detalhes. Mas tamanha complexidade do processo não assusta quem é mestre na arte do design de móveis. Que o diga Glauciene Duarte, coordenadora do Estúdio Lider de Design. “Devido ao porte da Lider, o desenvolvimento de móveis é complexo, pois envolve inúmeros setores. Por isso foi criado um processo que atenda essa complexidade”, explica. Para que você entenda melhor como funciona o design de móveis, enumeramos para você as principais etapas do nosso processo criativo.

 

1. Briefing para o design de móveis

Tudo começa com o levantamento de dados do Marketing, do Comercial e dos gestores de linha. Informações colhidas por meio de pesquisas realizadas pelo marketing e do contato direto do consultor de vendas com o cliente são alguns exemplos destes dados levantados.

“Todas estas informações são encaminhadas para os nossos diretores criativos, que juntos ao setor comercial, definem essas demandas, que são direcionadas para nós, do Estúdio Lider”, descreve Glauciene.

 

2. Planejamento interno de desenvolvimento

Com estes dados em mãos, Glauciene Duarte e Pietro Oliveira se juntam à equipe de engenharia para criar um cronograma a ser validado pelos diretores criativos do estúdio Nada Se Leva. Com ele aprovado, é hora de dar início à criação em si.

 

3. Pré-projeto

Esta fase é pura criatividade! Nela, os designers fazem um estudo de referências, pensam em um conceito para a coleção e criam um mapa com os principais atributos das peças. As principais tendências da decoração e do design de produto são levadas em conta nesta etapa, embora não sejam itens que devam ser seguidos 100% pela equipe. “As tendências têm o peso de uma bússola para quem está buscando uma direção. Elas indicam o caminho. Filtramos o que é relevante e que conversa com a Lider”, ressalta Glauciene. Com tanta inspiração, é hora de finalizar esta fase com a criação do moodboard e iniciar os sketches.

 

4. Projeto

Depois de tanta inspiração é hora de usar a criatividade para colocar em prática o que foi pensado. Na fase de projeto são feitos os estudos de materiais, os mockups, os croquis e as modelagens. Tudo é finalizado com os renders e descritivos das peças. Então, com as peças validadas pelos diretores criativos, é hora de partir para o desenvolvimento dos móveis.

design de móveis Lider

Estudo de acabamentos e medidas são essenciais durante o processo.

 

5. Desenvolvimento

Designer, engenheiros, prototipistas e diretores criativos se juntam nesta etapa para criar os móveis e verificar o material e as medidas que mais se adaptam a cada um deles, testar a qualidade de sua ergonomia, analisar a sua viabilidade no mercado. Os protótipos são apresentados para os gestores de marketing e do comercial, que também dão seus palpites, trocando ideias para que cada peça tenha um verdadeiro design feito para viver. Depois das considerações, elas são apresentadas novamente para os gestores e quanto totalmente aprovadas, estão prontas para o que é chamado de pedido zero.

design de móveis Lider

Sofá sendo testado por Glauciene Duarte e Pietro Oliveira.

 

6. Finalização

Com os protótipos prontos e aprovados, começa a fabricação das peças, que chegam até nossas lojas e revendedores espalhados por todo o Brasil e são veiculadas em nossas redes sociais e site. Esta é a hora em que você entra na história e começa a interagir com o nosso design feito para viver. A partir de então, prepare-se! Pois todo este processo é iniciado novamente, com a coleta de dados do comercial e marketing para a produção dos móveis das próximas coleções.

design de móveis

Nosso design feito para viver pronto para receber você.

 

Gostou de conhecer mais o nosso processo criativo de design de móveis? Então conta pra gente nos comentários qual a sua peça favorita!

como usar painéis na decoração

 

 

Confira as novidades do nosso blog