Decoração com madeira clara e escura: qual apostar?

12 JUN 2020
• Dica de decoração

Na hora de decorar a casa, uma dúvida muito comum diz respeito aos tons de madeira clara e escura para os móveis, planejados e acabamentos. Qual é o ideal para determinado espaço? Além disso, é preciso saber combinar seu tom com a cartela de cores do ambiente.

Quando se fala em funcionalidade, também é importante lembrar que os tons de madeira clara e escura também influem na sensação de amplitude. Os mais claros costumam deixar os ambientes mais amplos do que os escuros. Mas qual apostar?

Selecionamos alguns ambientes que se destacaram pelo uso da madeira para que você possa conhecer seus diversos tons e possibilidade e, assim, escolher o melhor para a sua casa.

 

Cor preta na cozinha

A madeira ebanizada é uma ótima opção para cozinha. Além de funcional e de fácil manutenção – ela não destaca os sujos que possam surgir durante o uso – ela também é ótima para quem deseja deixar o espaço mais sofisticado.

Acha a cor pesada para um ambiente como a cozinha? Você pode misturar cores para deixá-la mais atrativa. Nesta nossa cozinha, o preto é destacado pelos armários em tom de cinza e pelo painel de madeira clara instalado na parede da bancada da pia.

decoração com madeira clara e escura

 

Madeira clara para valorizar a cartela de cores terrosas

Você também pode escolher o tom de madeira usado em móveis, por exemplo, para destacar algum elemento do décor. No caso deste living de Geórgia Mendonça e Cirlene Reco, as cadeiras Ditta de carvalho Kernel, uma madeira mais clarinha e com veios aparentes, realça a cartela de tons terrosos presentes no tapete, nas mesas e na própria parede e cria também um interessante mix de texturas.

decoração com madeira clara e escura

 

Madeira escura para contrastar com ambiente mais claro

Se você pensa que madeira escura é sinônimo de ambientes também mais escuros, se engana. A madeira escura vai muito bem em ambientes claros, se usada com o intuito de estabelecer um contraste para criar elegância. Um bom exemplo é a chaise Moça da Alva Design usada por Sérgio Palmeira em seu living da Decora Lider Vitória 2019. Com o branco como cor predominante, a chaise em madeira mais escura se destaca no espaço.

decoração com madeira clara e escura

 

Madeira escura como continuação de um espaço

O tom mais escuro da madeira também pode ser usado no detalhe de móveis, dando continuação a um painel instalado no ambiente. No Studio Praiano de Vitor Cipriano para a CASACOR Espírito Santo 2019, as cadeiras Abraço da Lattoog em madeira escura dão continuidade ao painel que ocupa uma das paredes e o teto.

decoração com madeira clara e escura

 

Madeira clara para permitir uso de cores mais escuras nos revestimentos dos móveis

Se você não abre mão de um ponto de cor na sua sala, a madeira mais clara em um móvel predominante pode ser a solução. A Tripper Arquitetura trabalhou essa estratégia nesta sala de jantar, em que a mesa Savoy é o móvel predominante. Cadeiras New revestidas em tecido azul marinho realçam a peça, deixando o espaço impecável.

decoração com madeira clara e escura

 

Clara ou escura? Já sabe qual madeira escolher? Não deixe de visitar uma de nossas lojas para conhecer todas as nossas tonalidades!

Confira as novidades do nosso blog

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novembro, é em meio às 289 colunas de 36 metros de altura que circundam a construção de concreto bruto que estarão os 52 ambientes assinados por 80 profissionais da arquitetura, do design de interiores […]

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...

Inspiração

Artesanato e arte popular no design brasileiro

“Há olhos e olhos. Olhos que sabem ver e olhos que não sabem ver”, já diria Lina Bo Bardi. E quando se fala em artesanato e arte popu...