Como fazer uma limpeza consciente, ecológica e holística

10 ABR 2021
• Dicas

Mudar a rotina, criar novos rituais, deixar a casa limpa e organizada. A pandemia fez com que valorizássemos ainda mais estas atividades. Além disso, ela contribuiu também para o resgate de conhecimentos populares, usados por nossas avós no passado. No livro “Casa Natural”, o escritor e arquiteto Carlos Solano compartilha algumas receitas de como limpar a casa, tanto no sentido físico, quanto no energético. A seguir, selecionamos algumas dessas técnicas naturais e sustentáveis para você:

 

Limpa tudo

Separe meio litro de água, quatro colheres de vinagre branco comum, duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e gotinhas de limão. Esta fórmula caseira é ótima para remoção de gorduras e para desinfetar. Para dar espuma, é só acrescentar um pouquinho de detergente biodegradável.

 

Pasta de limpeza

Deixe os restos de sabão de molho em um pouco de água (até formar uma pasta) e misture uma colher de sopa de vinagre e duas de açúcar.

 

Para desinfetar o banheiro

Misture bicarbonato de sódio com vinagre branco em água fervente. Depois, é só espalhar por todo o banheiro.

 

Tira cheiro

Caso algum cheiro esteja te incomodando em casa, coloque um copinho de vinagre no local. Ele eliminará os odores rapidamente.

 

Limpeza não poluente

Use como desinfetante um chá forte de folhas de eucalipto perfumado. Espalhe pelos cômodos e aproveite o delicioso perfume. A fórmula também é conhecida por abrir caminhos e clarear a mente.

 

Limpeza psíquica

Ferva uma boa porção da erva hortelã e passe no chão de casa. O hortelã atua também como um relaxante indicado nas horas de recolhimento e descanso. Para a casa, Carlos Solano  explica que a erva faz uma limpeza dos registros psíquicos vivenciados no ambiente, levando embora as dores, os problemas, atritos familiares, depressão e gera uma nova sensação para o espaço.

 

Água de cheiro para proteger a casa – Infusão de Águas Calmas

Misture ervas e flores de sua preferência em infusão na água de fonte com álcool de cereais, deixe por três horas no sol e 28 dias na sombra. Depois, borrife por toda a casa logo após a faxina.10

 

Pronto para limpar a sua casa? Conta pra gente nos comentários qual a sua receita preferida!

Como escolher o sofá perfeito

 

Confira as novidades do nosso blog