Cama e cabeceira: como escolher a melhor para o seu quarto

19 JUN 2021
• Dica de decoração

Lugar para relaxar e esquecer dos problemas, o quarto deve ter uma decoração que una conforto e funcionalidade. A cama, móvel principal do espaço, é a peça mais importante para que essas características venham à tona na hora de decorar. Não à toa, uma das maiores dúvidas é como escolher a cama ideal para o quarto. Qual o melhor tamanho? Cama box ou tradicional? Qual revestimento combina mais com o quarto? De olho nessas dúvidas, separamos algumas dicas para você.

 

1 – Preste atenção no tamanho

O ideal é que haja um espaço de circulação de no mínimo 70 cm ao redor da cama. Portanto, na hora de escolher o modelo, leve isto em consideração. Para camas de casal, há as seguintes medidas padrões disponíveis no mercado:

  • Cama casal comum: 188cm de altura X 138cm de largura.
  • Cama queen size: 198cm de altura X 158cm de largura.
  • Cama king size: 193cm de altura X 203cm de largura.

 

Para camas de solteiro, estão disponíveis os tamanhos:

  • Cama de solteiro king: 205cm de altura X 100cm de largura.
  • Cama de solteiro comum: 188cm de altura X 88cm de largura.

 

Uma opção intermediária entre o tamanho solteiro e casal é a de viúva:

  • Cama de viúva: 200cm de altura X 110cm de largura.

cama Lider

Neste quarto projetado por Mari Lazarini, as dimensões da cama Shape estão em total sintonia com o espaço de circulação.

 

2 – Estilo da decoração

Se o seu quarto é mais minimalista, é interessante pensar em um modelo de cama com linhas limpas e leves. Caso seu quarto respire conforto, escolha uma cama com uma cabeceira com estofado proeminente. Se o estilo clássico faz a sua cabeça, o tradicional modelo em capitonê pode ser uma opção.

cama estofada

Neste quarto, a cama Block é responsável por conferir um estilo todo contemporâneo ao espaço.

 

3 – Acabamento e material

Como o quarto é um espaço para relaxamento, tecidos leves, acolchoados, e com toque macio são uma ótima opção. Quanto às cores, já falamos aqui quais são as mais interessantes para criar um clima relaxante. Já quando o assunto é matéria-prima, a madeira é sempre uma opção.

cama com painel de madeira

Cabeceiras estofadas como a da cama Lux são garantia de conforto.

 

4 – Cama box ou tradicional?

Tudo depende de você. Caso você goste de se recostar para ler um livro ou ver TV, uma cabeceira acolchoada é a mais indicada. Se você é fã de paineis, o modelo box é o mais indicado, já que confere destaque ao painel.

cama box baú

Nossa cama box baú é uma ótima alternativa para quem precisa otimizar os espaços.

 

5 – Limpeza

Se você é alérgico ou fã incondicional da praticidade, também deve levar a limpeza em consideração. Geralmente cabeceiras e paineis estofados podem ser limpos com o aspirador de pó e devem ser revestidos com tecidos hipoalergênicos, em caso de usuários alérgicos. No caso de paineis de madeira, apenas um pano úmido é suficiente para a limpeza.

painel de tecido para a cama

O aspirador de pó é o mais indicado para a limpeza das cabeceiras estofadas, como a da cama Stole.

 

Pronto para escolher a sua cama ideal? Visite uma de nossas lojas!