Indispensável para quem trabalha com comunicação, o briefing – um conjunto de informações reunidas junto ao seu cliente antes de executar um projeto – é também importantíssimo quando se fala em design de interiores. Por meio dele você conseguirá levantar informações sobre o projeto que o seu cliente deseja, traçar objetivos, estabelecer um cronograma e evitar eventuais problemas que possam surgir a longo prazo. Mas como montar um briefing eficiente para um projeto de decoração? É o que mostramos para você a seguir.
1. Peça referências de imagens
Ao marcar a primeira reunião com o cliente, peça para ele trazer referências de imagens de projetos que ele gosta. Esta seleção te ajudará a entender o estilo do cliente e o que ele espera de você. Você também pode criar uma pasta oculta no Pinterest e compartilhar com ele, dessa forma você terá acesso a referências de maneira mais prática.
2. Faça um questionário prático
Perguntas de teor prático devem ser feitas para resolver questões básicas do projeto. Enumeramos algumas para você a seguir, mas fique à vontade para acrescentar outras que achar pertinente.
- Quantidade de cômodos.
- Planos futuros em relação ao imóvel. Exemplo: Se forem recém-casados, pretendem ter filhos? Ou os filhos já estão crescido e o espaço será dedicado aos netos?
- Frequência de uso do imóvel. Exemplo: Será usado somente no fim de semana? Os moradores também trabalham em casa?
- Hobbies. Exemplo: Assistem muita TV? Têm o hábito de cozinhar? Gostam de ler?
- Quais são/serão os cômodos mais usados da casa?
- Cores preferidas
- Materiais preferidos, caso não saibam identificar, pergunte sobre as texturas preferidas.
- Recebem/pretendem receber muitas visitas na casa?
- Gostam de plantas?
3. Inclua perguntas pessoais no briefing
Não fique com receio de fazer perguntas mais pessoais ao seu cliente, pois elas são essenciais para que seu projeto seja criado de acordo com suas necessidades.
- Alguns dos moradores é alérgico?
- Quanto tempo costumam passar no banheiro? Exemplo: Caso algum deles costume ler revistas ou livros enquanto está no banheiro, é interessante ter um local para guardá-los. Se a mulher se maquia no local, é interessante pensar em uma iluminação apropriada.
- Se incomodam com muito barulho?
- Gostam de escutar música? Se sim, escutam muito alto? Caso escutem, é interessante pensar em um isolamento acústico para não incomodar os vizinhos.
4. Estime datas para montar o cronograma
Veja com o cliente quando ele pretende ter o projeto pronto, para elaborar um cronograma mais assertivo.
5. Determine um orçamento viável junto ao cliente
Pergunte quanto o cliente pretende gastar com o projeto, se já tem este dinheiro disponível ou fará um financiamento. Estes detalhes ajudarão você no cronograma e no direcionamento a fornecedores.
Agora que você tem em mãos o briefing perfeito é hora de colocá-lo em prática. Boa sorte!