Brasilidade invade a casa com plantas, cores e matérias-primas naturais

26 MAR 2022
• Arquitetura

O que é uma casa brasileira para você? Memórias afetivas traçam a percepção própria de cada um sobre o tema. Os cobogós que faziam parte da casa dos pais, os vasos de plantas do quintal da casa dos avós ou mesmo aquele azulejo que te acompanhou por toda adolescência na sua casa são alguns dos elementos da arquitetura e decoração brasileiras que remetem a essa brasilidade. Mas como esse conceito é representado nos dias atuais?

 

Elemento praiano no décor urbano

Traga as redes para dentro de casa e utilize-as como um elemento essencial do décor de interiores. Nessa cozinha integrada de Gustavo Pigatto para a mostra Campinas Décor 2021, por exemplo, a rede aparece junto a plantas e sugere um momento de descompressão. Junte ela a móveis de madeiras e pastilhas retangulares na parede para ter um lar 100% brasileiro!

brasilidade

 

Aposte em matérias-primas artesanais

Palha, tricô, macramê. Esses elementos remetem à trabalhos artesanais, que são uma característica intrínseca da cultura brasileira. No living da Criarte Arquitetura para a Mostra Lider Catalão, eles se misturam para formar um ambiente cheio de brasilidade.

artesanato brasileiro

 

Cores são bem-vindas

Sim, o Brasil é multicolorido! Então no décor brasileiro as cores chegaram para ficar, ultrapassando o tradicional verde e amarelo da bandeira. Tons vivos como o berinjela presente nas cordas náuticas das cadeiras Apuí são destaque na varanda da Andrade e Medeiros para a mostra Lider Catalão.

varanda gourmet

 

Natureza tropical

Um país tropical como o nosso não poderia abrir mão das plantas em uma casa genuinamente brasileira. Elas podem estar presentes nas paredes, em forma de jardim vertical, ou por meio de vasos espalhados pelo espaço, como no Jardim Interno de Jean de Just para a CASACOR Rio 2021.

plantas traduzem a brasilidade na decoração

 

Cobogós

Já falamos sobre a importância dos muxarabis na arquitetura árabe, e os cobogós assumem esse posto na arquitetura brasileira. Na Casa Lider do Rio Open, o arquiteto João Panaggio e o diretor artístico Cleu Oliver escolheram o elemento para representar a brasilidade proposta.

cobogós na decoração

 

Qual desses elementos é o seu preferido? Conta pra gente nos comentários!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog