As 7 maravilhas do mundo moderno: detalhes arquitetônicos para se admirar

23 OUT 2021
• Arquitetura

Quem já não listou em alguns de seus destinos da viagem dos sonhos uma das 7 maravilhas do mundo? O que pouca gente sabe é que elas foram divididas entre maravilhas do mundo antigo e mundo moderno. Esta última foi fruto de uma votação feita pela internet da organização suíça denominada New Open World Corporation (NOWC). O que inicialmente contava com 200 locais foi reduzida para 77 para assim chegar aos sete destinos finais. E quais são eles? É o que contamos para você a seguir! Confira a lista e os diferenciais das 7 maravilhas do mundo.

 

1. Coliseu de Roma – Itália

O enorme anfiteatro, símbolo do Império Romano, era palco das lutas entre gladiadores e destes contra animais selvagens. Seria equivalente aos estádios de futebol da atualidade. Sua construção foi iniciada em 72 a.C. e tinha capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas – os lugares eram disponibilizados de acordo com a classe social – mais um camarote onde se instalava o imperador e sua família. Com 48,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 a 15 andares, o Coliseu tem forma elíptica e antigamente era revestido em mármore claro. A construção traduz bem a  arquitetura romana, que se identifica pelo luxo, grandiosidade e pela simetria atingida por meio de formas regulares – no caso do Coliseu, os arcos que permeiam toda a sua estrutura.

7 maravilhas do mundo

 

2. Chizén Itzá – México

A construção mexicana é uma mistura dos estilos maia e toltecas, típico da região de Yucatan. Construída por volta de 987 d.C., suas construções são caracterizadas por uma extrema simetria e pelos hieróglifos esculpidos em sua estrutura.

7 maravilhas do mundo

 

3. Machu Picchu – Peru

Machu Picchu é também identificada como cidade antiga dos incas. Construída no topo de uma montanha por volta de 1420, suas construções são divididas entre zonas urbanas e zonas agrícolas. Todas possuem planta regular. Chamam atenção também as huayranas, construções que só possuem três muros e na parte aberta apresentam uma viga para auxiliar na sustentação do teto. Quanto à matéria-prima, foram utilizadas pedras unidas com argamassa de barro. Outro detalhe típico da arquitetura inca são as janelas em forma trapezoidal, mais larga na base do que no topo.

7 maravilhas do mundo

 

4. Cristo Redentor – Rio de Janeiro, Brasil

A estátua art déco que retrata Jesus Cristo está localizada no topo do Corcovado e foi concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Campos. Construída na França em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro Albert Caquot, chegou ao Rio de Janeiro e foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931. Possui 38 metros de altura, incluindo seu pedestal, e é feita de concreto armado e pedra sabão.

cristo redentor

 

5. Muralha da China – China

Feita de pedra, tijolo, terra compactada e madeira, a Muralha da China é uma edificação construída na fronteira Norte da China com o objetivo de protegê-la da invasão de grupos nômades da Eurásia, inicialmente no século 221 a. C. Atualmente, a parte mais visitada é a construída durante a dinastia Ming, entre 1368 e 1644. Por não ser uma estrutura única, com partes construídas em diferentes épocas, a muralha da China não possui um estilo arquitetônico definido. Os materiais e os modos de construção também variam. Perto de Pequim, por exemplo, o muro foi construído com pedra calcária, enquanto em outras regiões tijolos e granito foram utilizados.

muralha da China

 

6. Ruínas de Petra – Jordânia

Localizada no sul da Jordânia, a cidade arqueológica de Petra é famosa por sua arquitetura esculpida na pedra e por sua canalização de água. Estima-se que foi construída em 312 a.C. por nabateus, árabes nômades conhecidos por sua habilidade em esculpir pedras e criar soluções para a canalização de água no deserto. Por causa disso, a cidade também é famosa por suas cisternas.

sete maravilhas do mundo

 

7. Taj Mahal – India

O amor do poderoso Shah Jahan por sua amada Mumtaz Mahal foi materializado através do Taj Mahal. Localizado na cidade indiana de Agra, foi construído a partir de 1631 e demorou 20 anos até ser finalizado. Sua cúpula contém fios de ouro como acabamento e reza a lenda que Shah Jahan pediu para cortar as mãos e cegar todos os operários envolvidos na construção, para que ela não fosse replicada. Revestido em mármore, algumas das construções do complexo também foram feitas de pedra vermelha, material típico da época.

Taj Mahal

 

Qual das 7 maravilhas do mundo é a sua preferida? Conta pra gente nos comentários!

Como escolher o sofá perfeito