Arquitetura corporativa: funcionalidade e design se encontram no ambiente de trabalho

31 OUT 2020
• Da ideia ao projeto

Um espaço corporativo que facilite a rotina de trabalho, entusiasme seus colaboradores, se expresse por meio do design e que ainda gere melhores frutos para a empresa – tudo isso pode ser alcançado através da arquitetura corporativa. Cada vez mais valorizado, esse segmento se distancia de projetos tradicionais, com “cara de escritório”, para refletir um desejo que até pouco tempo se evidenciava, principalmente, em projetos residenciais: ambientes cheios de personalidade, aconchegantes, para onde sempre queremos voltar.

Arquitetura Corporativa projetada por Tarimba Arquitetura

Bem longe da mesmice, este espaço corporativo, obra da Tarimba Arquitetura, esbanja sofisticação e conforto.

 

A a arquitetura corporativa – que abrange hotéis, shoppings, condomínios, escolas, hospitais, aeroportos, restaurantes etc. – visa tornar esses espaços mais eficientes, confortáveis e diferenciados, através de soluções inovadoras, que podem ir desde o uso da tecnologia à busca por práticas mais sustentáveis ou mesmo um layout inusitado.

arquitetura corporativa escritório decorado

Leve, jovem e despojado: ninguém vai querer ir embora deste escritório projetado pela Degradê Arquitetura! Destaque para a nossa cadeira Delgada.

 

Arquitetos e designers de interiores que atuam nessa área projetam com especial atenção à funcionalidade, aproveitamento do espaço, acessibilidade, transmissão de valores da marca, comunicação, conforto e produtividade dos funcionários; sem abrir mão, claro, da parte estética. Ah! E em tempos de pandemia ou mesmo em futuro próximo, atualizações para atender ao “novo normal” são essenciais. Não importa o tamanho da empresa e suas demandas: investir na arquitetura corporativa é uma aposta certeira para o cliente! Um projeto bem-sucedido terá os custos de sua realização compensados pelos resultados que virão.

arquitetura corporativa show room

Delicadezas remetem a um quarto cheio de feminilidade, neste showroom de moda criado pelo Estúdio Um pra Um, que tem o sofá Gomos como destaque.

 

Destacamos três pontos que atestam os benefícios da arquitetura corporativa:

 

1- Mais comunicação, menos custos

Organização é tudo! Setores bem distribuídos, dinâmicos, que promovem uma melhor comunicação entre funcionários – e também entre eles e clientes/visitantes –, facilitam a rotina, valorizam as relações interpessoais e a união da equipe, incrementando a produtividade. Um espaço pequeno pode parecer maior; divisórias podem criar novos ambientes (ótimo artifício quando é necessário silêncio ou privacidade); e móveis multiuso são capazes de agregar versatilidade. Além disso, a arquitetura corporativa também colabora na economia de energia, no aproveitamento de recursos, como luz e ventilação naturais, e na manutenção do espaço (através da escolha de materiais, por exemplo).

arquitetura corporativa Escritório Advocacia

Para o escritório de advocacia assinado por Sergio Viana, sobriedade e conforto na medida: tons calmos, iluminação perfeita, materiais e mobiliário escolhidos a dedo. A mesa de jantar Renda se transformou em uma mesa de reunião, enquanto a mesa de centro Eixo serve como apoio para momentos mais informais.

 

2- Melhora a ergonomia e proporciona bem-estar

Mobiliário selecionado por um profissional qualificado, com alturas ideais para mesas e cadeiras (inclusive com opções ajustáveis), faz toda a diferença no dia a dia dos colaboradores e na experiência dos clientes. Cada um adapta o móvel ao seu corpo, e “bye-bye” dores, estresse e cansaço. Na arquitetura corporativa, a escolha das cores e da iluminação também afeta o estado de espírito, criatividade, motivação e concentração da equipe.

arquitetura corporativa sala de reunião

Cadeiras Ditta se encarregam de deixar todos mais confortáveis nesta sala de reunião da Tarimba Arquitetura.

 

3- Reflete a identidade da empresa

Com a arquitetura corporativa é possível transmitir a essência do negócio, se posicionar e ajudar a construir sua marca junto ao mercado. Sustentabilidade, por exemplo: é apenas um modismo ou uma real preocupação da companhia? O projeto foi pensado com soluções ecológicas corretas? A arquitetura tem esse papel estratégico, na medida em que materializa não só a identidade visual da empresa, mas seus ideais e valores. São questões que têm se tornado fundamentais para os consumidores, que buscam empresas com engajamentos coerentes com os seus.

Recepção corporativa BS2

Uma recepção que já diz muito sobre a instituição financeira, pelas mãos da Óbvio Arquitetura. Nela, poltronas Viki coloridas se encarregam de deixar o ambiente mais descontraído.

 

Viu o impacto que a arquitetura corporativa pode causar à imagem de um negócio? Consulte as soluções que a Lider oferece para esse tipo de projeto!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog