Aromaterapia – Provocando sensações pelo cheiro

10 JUN 2021
• Dicas

Quem nunca se deliciou com um cheiro de café fresquinho ou com o aroma da Damas da Noite no jardim? Cheiros provocam sensações, suscitam lembranças, acalmam ou animam. Não à toa, a aromaterapia, terapia holística que visa conferir bem-estar físico e mental por meio dos aromas, é cada vez mais motivo de interesse. Afinal, quem não quer dar um chega para lá na ansiedade, ter mais disposição e mais concentração nas atividades do dia a dia? O funcionamento é simples: ao inalar determinado aroma, nossos canais olfativos mandam uma mensagem para o sistema límbico, parte do sistema nervoso responsável pelas emoções. O cérebro reage e modifica o estado de humor da pessoa. Dependendo do cheiro, é possível provocar diferentes sensações.

aromaterapia

Que sensações o cheiro de um café coado te suscita?

 

Óleos essenciais

Os óleos utilizados são os essenciais, produzidos a partir de plantas medicinais que possuem efeitos terapêuticos, comprovados cientificamente. Alguns dos mais usados são:

1 – Lavanda

Auxilia a ter um sono mais repousante, já que é analgésico e calmante. Também combate alergias, já que possui propriedades anti-histamínicas e ajuda também na cicatrização da pele.

 

2 – Hortelã Pimenta

Tem o mentol em sua composição, se tornando um ótimo analgésico, ajudando no combate às dores, tanto musculares quanto de cabeça. Tem capacidade anti-inflamatória, aliviando os sintomas de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite e tosse. Também é um ótimo estimulante.

 

3 – Melaleuca

É um antisséptico e antibacteriano poderoso, antifúngico e antiparasitário. Também é um excelente repelente de insetos. Por isso é muito usado no tratamento da caspa e da micose.

 

4 – Limão

Combate a falta de concentração, o estresse e a ansiedade. É um ótimo óleo para quem está buscando mais energia no dia a dia.

 

5 – Alecrim

Ajuda a combater a falta de memória, o cansaço mental, as dores de cabeça e as dores musculares.

 

6 – Bergamota

Quem sobre de depressão tem na bergamota uma ótima aliada. Ela combate o estresse, a ansiedade e também ajuda na digestão.

 

7 – Eucalipto

Ótimo para acabar com os problemas respiratórios, as dores de cabeça e a tensão muscular.

 

8 – Sândalo

Auxilia no combate da diminuição da libido, da tensão muscular e do estresse.

 

9 – Camomila

Quem está em busca de calma pode utilizar a camomila. Ela também é conhecida por combater problemas urinários.

 

10 – Canela

Se você tem dificuldade de relaxar irritabilidade e falta de concentração, experimente utilizar o óleo essencial de canela.

 

Como utilizar

Há diversas formas de utilizar os óleos essenciais e assim colher seus benefícios:

1 – Inalação

Você pode inalar diretamente do frasco ou pingar algumas gotinhas na palma da mão, friccioná-las e depois cheirá-las. Este processo é tido como o mais eficaz na aromaterapia.

 

2 – Aromatizador

Se você quer trabalhar algum ambiente da casa, utilize um aromatizador. Neste caso, pingue duas ou três gotas do óleo escolhido no interior do aparelho com água,  que liberará o aroma por todo o cômodo através de uma nuvem de fumaça.

 

3 – Evaporização

Pode ser utilizada na limpeza da casa. Pingue algumas gotas em um pano limpo e vá limpando os ambientes que deseja. O óleo irá evaporar e liberar o seu aroma.

 

4 – Sprays

Espaços comerciais utilizam muito desta técnica. Basta adicionar algumas gotas do óleo essencial na água e borrifá-la onde deseja.

 

5 –  Banho

Você pode adicionar algumas gotas na banheira cheia de água ou em um cantinho do chuveiro. O vapor liberará o cheiro e seus efeitos poderão ser sentidos.

 

Quais as melhores essências para a casa?

Cada ambiente pede um determinado tipo de energia. Confira os aromas mais indicados para cada cômodo da casa.

 

Quarto

Óleos essenciais que estimulem a calma e combatem o estresse são os mais indicados. Lavanda, camomila e sândalo são os indicados.

aromaterapia

Cama Lux e mini cômoda Face do Estúdio Lider de Design e banco Botão de Ana Neute.

 

Sala de estar

Para trazer a sensação de acolhimento, lavanda e laranja são os óleos indicados.

aromaterapia

Sofá Hug em projeto da Dois Quartos Arquitetura.

 

Banheiro

Para deixar tudo sempre limpo, use eucalipto e melaleuca, antissépticos naturais.

perfume natural

Banheiro de Carolina Lage.

 

Cozinha

A Canela estimula e abre o apetite, enquanto o de baunilha confere energia.

aromas

Cadeiras Ella na cozinha da Amarelo Studio.

 

Home office

Aposte em óleos que estimulem a concentração, como o limão e a hortelã.

aromaterapia

Escrivaninha Slim em projeto de  Mari Lazarini.

 

Viva sua casa! Visite uma de nossas loja e saiba o que o nosso design feito para viver pode fazer por você. 

Confira as novidades do nosso blog

Mundo Lider

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novem...

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...