Aprenda a misturar tecidos e acabamentos nos móveis

21 SET 2021
• Dicas

Muitas vezes por insegurança quando o assunto é decoração, evitamos o mix de texturas no ambiente. O assunto é extenso e já fizemos um e-book sobre isto. Pois saiba que esse tipo de insegurança também acontece quando falamos em móveis. Misturar a textura de um tecido com a estrutura de madeira de uma poltrona, por exemplo, é garantia de sucesso no décor. Mas misturar, seja estampas, texturas ou cores, não é tarefa fácil. Por isso, elencamos alguns pontos importantes de se observar.

 

Tecidos

Além da textura, devemos também observar sua cor e sua praticidade quando formos escolher o modelo ideal. Um sofá para TV, por exemplo, merece um tecido confortável, macio, que crie uma sensação de acolhimento. Já para um sofá para sala de estar, onde muitas visitas são recebidas, um tecido mais encorpado é mais aconselhável. Além de pensar nestes detalhes, temos que observar também o material de que é feito.

 

Para um sofá com pés de madeira, qual seria a textura ideal a ser criada? Um sofá com pés de metal pode receber o mesmo tecido? Quando se fala em misturas e combinações, o melhor é abrir a cabeça e não dar muita bola para regras. Tente sempre usar o bom senso. O olhar será seu maior aliado, junto a um profissional da área, como seu designer de interiores ou nossos consultores de vendas. A seguir, você encontra os tecidos mais usados pelo nosso design feito para viver:

  • Lona: durável e resistente, é ótimo para móveis usados onde há uma grande rotatividade de pessoas, como salas de espera de escritórios e consultórios, por exemplo.
  • Veludo: sinônimo de glamour, tem aparência semelhante ao chenille, mas por um custo mais acessível.
  • Chenille: macio e ao mesmo tempo firme, chama atenção pela sua textura. É necessário impermebilizá-lo, para que seja limpo mais facilmente.
  • Couro natural: fácil de limpar, é também durável e resistente. Ideal para quem não abre mão de móveis sofisticados.
  • Algodão: ótimo para ambientes de climas mais temperados, suas fibras naturais criam uma textura mais casual.
  • Linho: adaptável, é durável, resistente e muito usado por quem procura um estilo elegante e casual.
  • Acquablock: impermeável e resistente a intempéries, é ótimo para áreas externas e para quem tem pets em casa.
  • Jacquard: um dos tecidos mais resistentes. Sua trama fechada não acumula resíduos e a limpeza é fácil, tornando-o um grande aliado na hora de revestir os móveis.

 

Acabamentos

A madeira e o metal são as principais matérias-primas usadas nos nossos móveis que podem ser revestidos com tecidos. O metal pode receber acabamentos de diversas tonalidades, que variam desde o tradicional prata e dourado, até os laqueados coloridos. Na madeira já dispomos de diversas tonalidades. Confira abaixo as que mais usamos:

madeiras Lider

E como combinar estes acabamentos com os tecidos?

Tudo depende do efeito que você quer conferir ao espaço e do estilo da sua decoração. Selecionamos alguns exemplos a seguir para você se inspirar:

misturar tecidos e acabamentos

Na poltrona Volta de Ana Neute, a estrutura em madeira freijó ganhou estofado revestido com camurça, realçando a sensação de naturalidade.

 

cama cléo Lider

Na cama Cléo de Glauciene Duarte, os pés em metal fazem um interessante contraponto com o estofado revestido em couro.

 

poltrona Lina Lider

As poltronas Lina da Suíte Design misturam o metal de suas estrutura com o couro, a madeira no detalhe do encosto e o tecido em textura aveludada.

 

cadeira Cuna Lider

Madeira e couro, a combinação perfeita na cadeira Cuna da Em Dois Design.

 

sofá Friso Lider

Madeira e algodão formam a combinação perfeita no sofá Friso da Suíte Arquitetos.

 

cadeira new Lider

Linho, tecido coringa que se dá bem tanto com os pés de madeira quanto os de metal da cadeira New.

 

cadeira Tiras Lider

Nas cadeiras Tiras da Lattog escolhidas pela FFRG Arquitetos, a mistura de cores e tecidos chama atenção.

 

sofá Gomos Lider

César Santos Pimentel adorou a combinação de diferentes tecidos nos módulos do sofá Gomos da Suíte Arquitetos.

 

cabeceira onda Lider

O arquiteto Gustavo Passalini escolheu o nude e o bordô para a cabeceira Onda do Estúdio Lider de Design.

 

Já sabe qual tecido vai combinar com o seu móvel? Então venha escolher em uma de nossas lojas!

as cores mais versáteis para poltronas

Confira as novidades do nosso blog

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novembro, é em meio às 289 colunas de 36 metros de altura que circundam a construção de concreto bruto que estarão os 52 ambientes assinados por 80 profissionais da arquitetura, do design de interiores […]

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...

Inspiração

Artesanato e arte popular no design brasileiro

“Há olhos e olhos. Olhos que sabem ver e olhos que não sabem ver”, já diria Lina Bo Bardi. E quando se fala em artesanato e arte popu...