7 tendências para a decoração de espaços corporativos

24 MAIO 2022
• Dica de decoração

Os últimos anos revolucionaram a nossa forma de trabalho. Presos em casa, fomos obrigados a buscar ferramentas tecnológicas que nos ajudassem a trabalhar coletivamente e, o mais importante, exercer nossa criatividade de forma remota. Para se ter uma ideia, dados indicam que o Brasil tinha apenas 5,2% de pessoas empregadas trabalhando de suas casas. Segundo pesquisa da fintech administrativa Husky, 76,8% acharam a mudança para o regime de teletrabalho positiva. Inclusive, 84,9 % confessaram ter o modelo de home office como objetivo pessoal muito antes da pandemia acontecer. Itens como não precisar enfrentar trânsito, mais horas de sono e mais tempo para realizar outras atividades foram citados como vantagens do home office.

 

Mas nem só de vantagens vive o home office. Segundo uma pesquisa realizada com gestores do Google, a falta de comunicação entre os colegas de trabalho, o relacionamento mais impessoal e a dificuldade de comunicação são algumas das desvantagens que o home office oferece. Estes fatores fizeram a maioria das empresas adotar o regime híbrido de trabalho. Com metade da semana em home office e a outra metade trabalhando in loco, as empresas conseguiram achar um meio termo nesta nova forma de trabalho. Presencialmente, prioriza-se a interação, como os brainstormings, enquanto que o trabalho que exige maior concentração é feito em casa, individualmente. Esta nova forma de trabalho exigiu também uma nova configuração dos espaços corporativos. A seguir, selecionamos sete tendências para adaptar os ambientes da empresa a este novo modelo de trabalho:

 

1. Cabines individuais para reuniões on-line

As reuniões on-line viraram uma realidade e com ela a necessidade de um espaço privado para realizá-las, de forma a não atrapalhar a equipe com quem se divide o espaço. Por isso a opção por cabines individuais, como neste projeto da Óbvio Arquitetura. É só levar seu laptop para o local para realizar a reunião com privacidade.

cabine para reunião individual é tendência em espaços corporativos

 

2. Espaços multifuncionais

Uma sala de reunião que se transforma em local de trabalho individual, um espaço de descompressão que assume o papel de uma sala de reunião. A multifuncionalidade é outra tendência forte decorrente desta nova forma de trabalho híbrido. Por isso, pense em espaços corporativos que assumam funções de acordo com a demanda do dia. Na Aço Lab assinada pela Óbvio Arquitetura, o espaço de conversação se transforma rapidamente em uma sala para reuniões.

espaços corporativos decorados

 

3. Decoração motivacional

Depois da montanha russa de emoções que vivemos com a pandemia, precisamos daquele empurrãozinho extra para trabalhar de forma leve e eficiente. Por isso, entra em cena a decoração motivacional. Frases de incentivo são uma forma de garantir o clima divertido do espaço de trabalho.

frases motivacionais são tendências de decoração de espaços corporativos

Nesta copa projetada pela Óbvio Arquitetura, a frase “pé no chão e cabeça na lua” incentiva a criatividade.

 

frases para decoração de ambientes empresariais

Frases de efeito reforçam o propósito da empresa.

 

4. Biofilia como base dos espaços

Materiais naturais, móveis orgânicos, paisagismo onipresente e cartela de cores que remeta à natureza são alguns dos conceitos que formam a base da biofilia. A necessidade de estar em contato com o externo — algo que fomos privados durante a pandemia — volta com força total por meio da biofilia. No escritório da Infomov, um jardim suspenso sobre o espaço de trabalho, uma cartela de cores naturais e a madeira reforçam a biofilia do projeto.

biofilia é tendência em espaços corporativos

 

5. Salas de reuniões abertas e menores

O cuidado com a saúde e a higiene continua, por isso os novos espaços de trabalho evitarão ao máximo as salas fechadas. O rodízio de funcionários também é uma alerta para a necessidade de salas de reuniões menores. Pense em núcleos para até quatro pessoas, onde é possível realizar pequenas reuniões de forma objetiva, como neste projeto da Óbvio Arquitetura.

sala de reuniões compacta

 

6. Banheiros auto higienizados

Nos banheiros corporativos, descargas acionadas com o pé, acionamento automático para torneiras, saboneteiras, secadores de mão e interruptores serão utilizados para colaborar com a higiene do local.

banheiros com tecnologia e acionamentos automáticos melhoram as condições de higiene para os usuários

 

7. Espaço comum de armazenamento

Com o rodízio de funcionários, que não terão mais uma mesa fixa no local de trabalho, torna-se necessário um espaço de armazenamento de seus pertences. Os escaninhos são bem-vindos, tornando-se uma parte essencial do espaço corporativo.

escaninhos em espaço corporativo

 

Já identificou alguma dessas tendências nos espaços corporativos do seu ramo de atividade? Conta pra gente nos comentários!