22 JUN 2021
• Arquitetura
Pergunte ao arquiteto quais itens devem ser mais valorizados em um projeto e um dos principais será: a iluminação natural. Mas muito mais do que valorizar um edifício, ela também traz outros benefícios. Selecionamos cinco vantagens da iluminação natural, acompanhada de formas de aproveitá-la ao máximo em sua casa. Confira a seguir:
1. Sustentabilidade
O bom uso da iluminação natural economiza energia e gera menos consequências ao meio ambiente, já que não é necessário ligar a luz elétrica, os ventiladores e o ar-condicionado. Por isso, ao se mudar para um apartamento ou casa, verifique se esta recebe o sol da manhã. Ele deixa o ambiente mais iluminado durante o dia, abolindo a necessidade de lâmpadas para iluminar o ambiente.
A iluminação natural favorece o uso desta área gourmet projetada pela Dois Quartos Arquitetura.
2. Conforto visual
A luz natural indireta e difusa reproduz para os olhos a melhor forma e cores de um espaço, sem grandes interferências. Isso é sinônimo de saúde ocular e bem-estar na realização de atividades diárias, como cozinhar, trabalhar, ler e relaxar. Para aproveitá-la, deixe sempre as janelas abertas ao longo do dia. Caso o sol esteja muito forte, opte por cortinas leves e persianas, que agem como uma sutil barreira aos raios solares.
Persianas ajudam a regular a incidência de luz natural neste projeto de Rachel Fechine e Sara Viana.
3. Conforto térmico
Sim, a iluminação natural quando bem utilizada, também ajuda a regular a temperatura ambiente, favorecendo a circulação de ar, diminuindo o aquecimento do ambiente e reduzindo a necessidade de climatização.
A iluminação também favorece o conforto térmico neste projeto de Camila Ferreira.
4. Ação bactericida
A iluminação natural ajuda a eliminar bactérias, já que os raios UV têm ação bactericida. Por isso o seu uso é muito comum em hospitais, por exemplo. Em casa, aproveite para abrir as janelas e deixar a casa receber um pouco da luz.
Os rais UV também têm ação bactericida. Nesta cozinha do Amarelo Studio, as janelas estão sempre abertas para entrada de luz e ventilação natural.
5. Bem-estar geral
Além do conforto visual, a iluminação natural incentiva a absorção de vitamina D, regula o ciclo biológico e melhora o sistema cardíaco e circulatório. Com isso, aumentamos nossa produtividade e nossos níveis de concentração.
A iluminação natural traz mais acolhimento a este apartamento assinado por Raphael Assaf.
Pronto para aproveitar a luz natural de sua casa? Conta pra gente nos comentários!