5 vantagens da iluminação natural

22 JUN 2021
• Arquitetura

Pergunte ao arquiteto quais itens devem ser mais valorizados em um projeto e um dos principais será: a iluminação natural. Mas muito mais do que valorizar um edifício, ela também traz outros benefícios. Selecionamos cinco vantagens da iluminação natural, acompanhada de formas de aproveitá-la ao máximo em sua casa. Confira a seguir:

 

1. Sustentabilidade

O bom uso da iluminação natural economiza energia e gera menos consequências ao meio ambiente, já que não é necessário ligar a luz elétrica, os ventiladores e o ar-condicionado. Por isso, ao se mudar para um apartamento ou casa, verifique se esta recebe o sol da manhã. Ele deixa o ambiente mais iluminado durante o dia, abolindo a necessidade de lâmpadas para iluminar o ambiente.

iluminação natural

A iluminação natural favorece o uso desta área gourmet projetada pela Dois Quartos Arquitetura.

 

2. Conforto visual

A luz natural indireta e difusa reproduz para os olhos a melhor forma e cores de um espaço, sem grandes interferências. Isso é sinônimo de saúde ocular e bem-estar na realização de atividades diárias, como cozinhar, trabalhar, ler e relaxar. Para aproveitá-la, deixe sempre as janelas abertas ao longo do dia. Caso o sol esteja muito forte, opte por cortinas leves e persianas, que agem como uma sutil barreira aos raios solares.

iluminação natural

Persianas ajudam a regular a incidência de luz natural neste projeto de Rachel Fechine e Sara Viana.

 

3. Conforto térmico

Sim, a iluminação natural quando bem utilizada, também ajuda a regular a temperatura ambiente, favorecendo a circulação de ar, diminuindo o aquecimento do ambiente e reduzindo a necessidade de climatização.

iluminação natural

A iluminação também favorece o conforto térmico neste projeto de Camila Ferreira.

 

4. Ação bactericida

A iluminação natural ajuda a eliminar bactérias, já que os raios UV têm ação bactericida. Por isso o seu uso é muito comum em hospitais, por exemplo. Em casa, aproveite para abrir as janelas e deixar a casa receber um pouco da luz.

iluminação natural

Os rais UV também têm ação bactericida. Nesta cozinha do Amarelo Studio, as janelas estão sempre abertas para entrada de luz e ventilação natural.

 

5. Bem-estar geral

Além do conforto visual, a iluminação natural incentiva a absorção de vitamina D,  regula o ciclo biológico e melhora o sistema cardíaco e circulatório. Com isso, aumentamos nossa produtividade e nossos níveis de concentração.

Iluminação natural

A iluminação natural traz mais acolhimento a este apartamento assinado por Raphael Assaf.

 

Pronto para aproveitar a luz natural de sua casa? Conta pra gente nos comentários!