5 dicas para deixar sua varanda zen

08 JUN 2021
• Dica de decoração

A pandemia chegou e com ela uma revolução aconteceu na forma de morar. Começamos a trabalhar, malhar e fazer muitas outras atividades dentro de casa. A descontextualização dos cômodos surgiu como uma forte tendência, e começamos a usá-los de jeitos que nunca tínhamos imaginado. Transformamos a sala de jantar em sala de aula, sala de estar em sala de ginástica, varanda em área de lazer. Em meio a tantas mudanças, também procuramos criar um cantinho zen, espaço de descompressão, onde podemos descansar, meditar ou simplesmente ler um bom livro. A varanda – lugar ao ar livre que encontramos na nossa própria casa – ganhou status e começou a ser motivo de desejo. Se você tem a felicidade de ter uma em casa, acompanhe as dicas que preparamos para criar um cantinho zen nela. Não tem varanda? Adapte as dicas para um cantinho da sala ou do quarto.

1. Aposte em plantas

Já falamos neste post sobre o urban jungle e as maravilhas que as plantas podem fazer para o nosso bem-estar. Se você quer um espaço zen e livre do estresse, apostem em jardins verticais ou mesmo em um (ou mais) vasos com suas espécies preferidas.

urban jungle

Nesta varanda projetada pelo escritório Cavalcanti Cronemberg, o jardim vertical e as poltronas Concha se encarregam de deixar tudo mais relaxante.

varanda zen

Jarras da Léa Cerâmica podem ser usadas para receber suas plantas.

2. Faça um altar com cristais, velas e imagens de sua religião

Use uma mesa lateral e coloque nela os itens que você geralmente usa para relaxar. Incenso, vela, sua plantinha preferida, um cristal para energizar. Vale tudo que traga a você uma boa dose de bem-estar!

varanda zen

A seguir, selecionamos algumas mesas com o nosso design feito para viver que podem ser usadas no seu cantinho zen.

mesa de centro Queen

Mesa de centro Queen de Bruno Faucz

mesa de centro slim

Mesa Slim do Estúdio Lider de Design

mesas laterais Havana

Mesa Havana do Estúdio Lider de Design

mesas de centro fóssil

Mesa Fóssil do estúdio Nada Se Leva

3. Escolha almofadas e futtons para meditar

Se você não abre mão de meditar um pouquinho todos os dias, vale a pena em investir em futtons ou nos chamados seating pillows, espécie de almofada que usamos para sentar, e deixá-lo em um cantinho da varanda. Caso você não goste de se sentar no chão, nossa dica é usar de uma chaise ou puff para a atividade.

varanda zenvaranda zen

Almofadas do Ateliê Lider deixam tudo com mais personalidade.

4. Preste atenção no tipo de piso da sua varanda

Se quiser trazer mais acolhimento, um deck de madeira pode ser uma solução. Uma forma mais prática de trazer este conforto é investir em tapetes. Pode ser o seu tapete de yoga ou mesmo um modelo tradicional usado na sala.

varanda zen

varanda zen

Nossos tapetes feitos à mão e laváveis são uma boa opção para sua varanda zen.

5. Ilumine!

Se você gosta de curtir o seu cantinho zen à noite, vale investir em uma iluminação intimista. Uma boa ideia é escolher lâmpadas com luz mais amarelada – trazem mais acolhimento – ou escolher uma luminária que te auxilie nesta sensação de conforto.

luminária zen

luminária com palhinha indiana

A luminária mini Zen da Nova Home deixa a iluminação mais difusa.

Pronto para decorar sua varanda zen? Então visite uma de nossas lojas e confira nossos móveis e complementos!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog