27 DEZ 2019
• Dica de decoração
Na hora de decorar a casa, é comum surgirem diversas dúvidas e, com elas, o medo de errar. Será que fiz a mistura de cores e texturas correta? Esse móvel está bem posicionado? O tapete combina com as cores do ambiente?
Inseguranças à parte, o ideal é focar em uma abordagem mais positiva e pensar em iniciativas e características para acertar em cheio na decoração. Então, deixe o medo de errar de lado e confira as dicas que selecionamos para você fazer.
1 – Escolha um móvel para servir de guia para o estilo da sua decoração.
Comece escolhendo o móvel que será destaque no espaço e a partir dele vá selecionando as outras peças e complementos. No Living Zamá do escritório Rocha e Rodrigues para a mostra Casas Conceito, em Salvador, as cadeiras Sal com encosto em palhinha guiam o estilo do ambiente.
O painel em madeira ripada e a estante feita sob medida reforçam seu estilo natural, enquanto a mesa de mármore oferece um interessante contraponto, que deixa o décor ainda mais sofisticado.
2 – Misture cores neutras e varie na intensidade dos tons
Se você tem dúvida quanto à escolha de cores, experimente escolher tons mais neutros e ousar em sua intensidade. Nesse ambiente, o sofá Ária ganhou um azul em tom mais escuro, que foi oportunamente equilibrado com o carrinho Bia em acabamento na cor nude rosada mais clara.
3 – Misture mesas do mesmo modelo, mas de diferentes alturas
A mistura de mesas de diferentes modelos é uma ótima forma de deixar o décor mais interessante. Caso você se sinta insegura para fazê-la, o ideal é escolher mesas do mesmo modelo, mas de tamanhos diferentes. Nessa sala, Tatiana Pradal optou pelas mesas laterais Pallina de diferentes alturas e diâmetros, deixando o décor bem mais dinâmico.
4 – Misture cadeiras e bancos em uma mesma mesa
Escolher diferentes modelos para uma mesa de jantar também pode causar dúvidas. Para não errar, pense em modelos que sigam o mesmo estilo e sigam a paleta de cores do ambiente. Nesse ambiente de Nídia Duarte para a CASACOR Minas 2019, cadeiras Ella e banco Lina possuem estrutura em metal, seguindo uma mesma linha estética. Os bancos Bojo entram em cena na mesma cartela de cores do ambiente.
5 – Misture texturas que despertem diferentes sensações
Misturar texturas também não é tarefa fácil para algumas pessoas. Para não errar, pense nas sensações que cada uma delas despertam. Nesse ambiente de Fernando Pandolfi para a Decora Lider Vitória 2019, o couro, material liso e mais encorpado, deixa tudo com ar mais clássico. Essa sensação de formalidade é quebrada com as almofadas em linho e veludo, que fazem todos se sentir mais confortáveis.
Pronto para acertar no décor? Comece agora visitando uma de nossas lojas!