A reciclagem do plástico sempre foi uma pauta quando o assunto é sustentabilidade. Mas apesar dos avisos constantes sobre seus efeitos no meio ambiente, seu consumo não para de subir. Isto se dá devido à pandemia, que trouxe o aumento de entregas delivery, do comércio eletrônico e do lixo hospitalar.
Além da alta do consumo, outro dado preocupa: apenas 1,28% do plástico descartado é reciclado no Brasil. Para se ter uma noção, este número muda radicalmente quando o material em questão são as latas de alumínio: segundo dados da Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas), 97,6% das latinhas descartadas em 2019 foram recicladas. Quando o assunto são garrafas PET, o índice ainda é melhor do que o plástico em si: 60% das garrafas são recicladas no Brasil, segundo o estudo “O Atlas do Plástico”. Uma forma de ajudar o meio ambiente é evitando e diminuindo o uso do plástico dentro de casa. Mas como fazer isto?
Separamos algumas dicas para você:
- Substitua os sacos de lixo do banheiro pelos de papel.
- Compre verduras, frutas e legumes sem embalagem. Leve sua sacola de casa para a feira e/ou supermercado.
- Prefira xampus e condicionadores com refil, para evitar o descarte de embalagens.
- Na hora de pedir comida por delivery, opte por não receber talheres de plástico, canudos e sachês de molhos e temperos.
- Substitua vasilhas plásticas por potes de vidro. Além de armazenarem melhor a comida, prejudicam menos o meio ambiente.
- Evite a compra de bebidas em garrafas PET. Prefira as latas de alumínio ou a embalagem de vidro.
- Prefira tomar água de um filtro de barro e evite a compra de garrafas de água.
- Opte pela escova de dente de bambu ao invés da de plástico.
- Troque as buchas da cozinha por buchas vegetais.
- Leve sempre uma ecobag dentro da bolsa para evitar o uso de sacolas plásticas.
- Troque os baldes de plástico pelos de alumínio.
Gostou das dicas? Acha que consegue aplicá-las na sua rotina? Conta pra gente nos comentários!