10 arquitetos que entraram para a história

05 JUN 2021
• Arquitetura

Com uma arquitetura inovadora, humana e global, estes arquitetos criaram projetos mundo afora que tornam o dia a dia das cidades onde estão inseridos mais bonito, funcional e culturalmente rico. Selecionamos 10 nomes para você conhecer e admirar. Confira a seguir.

1. Norman Foster

Norman Foster

O arquiteto inglês é ícone da arquitetura moderna britânica e seus projetos são definidos pelo termo high tech. Se destaca pelas técnicas pioneiras de energia sustentável em suas construções e pelas formas incrivelmente contemporâneas. Seu escritório, Foster + Partners, assina edifícios surpreendentes.

edifício 30 St Mary Axe

Segundo maior arranha céu da Inglaterra, o edifício 30 St Mary Axe é conhecido popularmente em Londres como “Torre de pepino”.

Apple Park

Apple Park, na Califórnia, foi projetado para ser o headquarter da Apple no estado.

2. Frank Loyd Wright

arquitetos que entraram para a história

O arquiteto americano, falecido em 1959, definia seu trabalho como uma arquitetura orgânica. Sempre buscando integrá-la ao seu entorno, Wright foi pioneiro do movimento americano denominado Prairie School, que consistia num estilo arquitetônico muito praticado no Meio-Oeste americano, com construções de linhas horizontais e coberturas planas ou levemente inclinadas, frequentemente apresentando lajes terminando em beirais com grandes balanços parcialmente sobrepostos.

Casa da Cascata

A Casa da Cascata, em Illinois, nos Estados Unidos, é ícone da arquitetura moderna.

3. Le Corbusier

arquitetos famosos

O pai da arquitetura moderna nasceu na suíça, mas se tornou cidadão francês em 1930. Seu trabalho combinava funcionalidade – característica proeminente da arquitetura moderna – espaços livres e linhas retas.

Villa Savoyne

A Villa Savoyne, na França, possuía as cinco características decretadas por Le Corbusier para uma arquitetura moderna: fachada livre, pilotis, janelas em fita, terraço jardim e planta livre.

4. Zaha Hadid

arquitetos que entraram para a história

Uma das poucas mulheres a ganhar o prêmio Pritzker, Zaha Hadid ficou conhecida por seus edifícios com arquitetura extremamente futurística. Iraquiana, Zaha era admiradora da arquitetura de Oscar Niemeyer, que inspirou muitos de seus projetos. Faleceu em 2016, em decorrência de um ataque cardíaco.

Centro Cultural Heydar Aliyev

Centro Cultural Heydar Aliyev, no Azerbaijão, possui as formas que são características do trabalho de Hadid.

5. Mies van der Rohe

arquitetos que entraram para a história

Também reconhecido como um dos pioneiros da arquitetura moderna, Mies nasceu na Alemanha e foi naturalizado americano. Sua arquitetura possuía grande luminosidade, espaços livres e fachadas em vidro. Falecido em 1969, Mies também foi um dos professores da Escola Bauhaus.

Farnsworth House

A Farnsworth House reunia características típicas da arquitetura moderna, como vidro, concreto, fachada e planta livre.

6. Santiago Calatrava

arquitetos que entraram para a história

O arquiteto espanhol é conhecido pelos projetos de grande impacto visual e pelo uso de novas técnicas tecnológicas construtivas. Assimetria e dinamismo são duas fortes características de sua arquitetura.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi inspirado nas bromélias do Jardim Botânico.

7. Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

O arquiteto brasileiro, vencedor do Pritzker, nasceu no Rio de Janeiro e foi um dos responsáveis pela arquitetura modernista no Brasil. Tendo o concreto como a principal matéria-prima de seus projetos, teve a cidade de Brasília como um de seus trabalhos mais famosos.

Congresso Nacional em Brasília

O Congresso Nacional, em Brasília, é Patrimônio Cultural da Humanidade.

8. Walter Gropius

arquitetos que entraram para a história

O fundador da Escola Bauhaus deu origem ao design moderno por meio do estudo do conflito do conceito de artesanal com o de Belas Artes. Com uma abordagem mais humana da arquitetura, Gropius e sua escolha Bauhaus lançaram as bases do modernismo mundial, tendo a funcionalidade como guia.

edifício da escola Bauhaus

O edifício da escola Bauhaus foi projetado por Gropius e é um ícone do modernismo.

9. Lina Bo Bardi

arquitetos famosos

A arquiteta italiana naturalizada brasileira também foi uma das profissionais responsáveis pelo modernismo no Brasil. Teve seu trabalho imensamente influenciado pela cultura popular e obras como o MASP e o Sesc Pompéia viraram sinônimo de uma arquitetura que é preenchida pelos cidadãos.

Sesc Pompéia

O Sesc Pompéia foi pensado para ser usufruído pelos moradores da cidade de São Paulo.

10. Renzo Piano

arquitetos renomados

Nascido em Gênova, na Itália, Renzo Piano é partidário de uma arquitetura high tech. Seus projetos são imponentes, surpreendentes e futuristas e também utilizam da alta tecnologia em sua construção.

Centro Cultural George Pompidou

O Centro Cultural George Pompidou, em Paris: referência do conceito de arquitetura high tech.

Qual o seu arquiteto preferido? Conta pra gente nos comentários!