Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de aderir ao DIY (“do-it-yourself” — faça você mesmo) na hora de reformar algum cômodo da casa ou fazer mudanças na disposição do ambiente. Ainda mais em tempos de pandemia, quando o home office nos obrigou a passar mais tempo sozinhos em nossas residências e essas pequenas reformas se tornaram mais comuns no cotidiano.
Mas, por menor que seja a mudança, pequenas obras demandam cuidado e planejamento para que não haja falhas ou pessoas feridas no processo, tornando tudo um verdadeiro desgaste. Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para você ter mais tranquilidade e segurança nesse processo.
1. Não se esqueça dos equipamentos de segurança
Atenção ao uso de equipamentos de proteção individual é imprescindível quando se lida com qualquer projeto, mesmo que se trate de pequenas reformas. Afinal, nada é mais importante que sua própria segurança e bem-estar. Então, antes de colocar a mão na massa, vista todos os equipamentos de segurança necessários! Tradicionalmente, óculos, luvas e capacetes são os itens mais procurados.
Antes de iniciar, reserve também alguns momentos para calçar sapatos fechados, remover joias e prender os cabelos compridos.
2. Leia o manual de instruções
Por mais óbvio que pareça, a maior parte das pessoas não tem esse costume. Um bom reflexo disso é a quantidade de vídeos no Youtube demonstrando problemas que são solucionados com uma simples leitura do manual de instruções do produto comprado.
Por mais cansativo que pareça, o manual tem dicas e informações sobre o modelo adquirido que podem facilitar muito a sua vida e te impedir de acabar sofrendo algum tipo de acidente por mau uso. Não existe nenhum problema em pedir informações para algum veterano em reformas ou na própria internet, mas sempre esteja informado sobre como o seu produto funciona, já que nem todas as ferramentas e equipamentos são fabricados da mesma forma.
3. Pintura sem ventilação, não!
A pintura é sem dúvidas um dos pequenos projetos mais seguros para se por em prática em casa, mas é de imensa importância que se faça isso em um ambiente com boa circulação de ar. Caso isso não seja possível, é importante considerar fazer intervalos maiores e até usar um respirador para trabalhar. Em ambientes mais fechados, é recomendável o uso de ventiladores, além de máscara própria. Isso porque o cheiro de tinta pode causar enjoos, sonolência, dor de cabeça, irritação nos olhos, nas vias aéreas e na pele. Portanto, evite inalar por muito tempo.
4. Fique atento ao que acontece à sua volta
As pequenas reformas geralmente são feitas sem ajuda de muitas pessoas, portanto é preciso estar sempre atento às coisas que estão acontecendo naquele momento. Manter animais de estimação e crianças afastadas dessa área é um bom lembrete, principalmente se existe a necessidade do uso de ferramentas elétricas.
Vale ressaltar a importância de se certificar de desconectar a ferramenta antes de fazer qualquer ajuste, como trocar a lâmina da serra. Se você estiver desligando a energia em sua casa para um projeto elétrico, coloque um sinal de alerta na caixa do disjuntor para que alguém não o ligue inadvertidamente.
5. Preste atenção nos canos
Se você planeja furar uma parede e tem receio de atingir algum cano, uma boa dica é o dispositivo Walabot. Ele detecta fios, canos e até insetos como baratas em até 10 cm de profundidade. Basta encaixá-lo no celular e baixar seu app para ter acesso aos recursos.
6. Cuidado com as medidas
Item primordial quando o assunto é obra com segurança, ficar atento às dimensões de móveis, objetos, bancadas e paredes é fundamental para um resultado de sucesso. Uma ótima forma é utilizar aplicativos que funcionam como uma trena. O CamToPlan é capaz de medir as mais variadas coisas por meio da tecnologia ARCore do Google. Além de altura, largura e profundidade de cômodos, ele também é capaz de medir objetos com um simples apontar de câmera.
7. Não trabalhe se estiver cansado
Estar sem ânimo ou cansado já é um alerta vermelho para que você não comece a trabalhar, se estiver sob efeitos alcoólicos ou de medicamentos, muito menos. Tudo isso diminui o tempo de reação do seu corpo pela metade, além de demorar muito mais para executar as ações. Assim, opte sempre por uma boa noite de sono, um dia tranquilo e uma boa alimentação antes de começar.
Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!