Para não errar na sua festa de réveillon

28 DEZ 2015
• Inspiração

Fim de ano chegando e o nosso dia a dia vira aquela correria. Se você vai ser o anfitrião da festa de réveillon, mas ainda não resolveu todos os detalhes, damos algumas dicas de ambientação ou, pelo menos, inspirações (inclusive de cardápio!) para você receber, com capricho, seus amigos e familiares durante a virada.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

Um brinde de ano novo entre pessoas mais chegadas deve ter aquela cara de reunião ao ar livre, mesmo que seja dentro de casa. Já que é tempo de renovação, que tal esquecer o tradicional branco e apostar nas cores? Separe pratos bem bonitos, desencontrados, descontraídos, em diversos tons; duas jarras (para água e suco) e copos de pé, afinal, mesmo em clima despojado, a ocasião pede. Muito importante, sobretudo no verão, é reservar bastante espaço para gelar as bebidas, seja no freezer ou champanheira, que é superprática para deixar seus convidados à vontade para se servirem. Um balde de gelo também é fundamental. Frutas (morangos ou cerejas) dão charme à mesa, além acompanharem o champagne.

Amigos 03

Flores naturais, fresquinhas, são muito bem-vindas. Disponha os buquês em garrafinhas, vasos de porcelana ou alguma peça especial e monte uma composição harmoniosa. Velas também são lindas para decorar, mas se a noite estiver muito quente, não use esse recurso como centro de mesa, principalmente se for um jantar sentado. Melhor espalhá-las, em grupos de diversos tamanhos, por mesas laterais ou aparadores da casa.

decoração reveillon

Para a mesa de jantar, escolha uma toalha de algodão, ou simplesmente um sousplat, mantendo a “vibe” alegre e acolhedora. Se a toalha não for exatamente do tamanho da mesa, faça uma sobreposição, colocando uma neutra por baixo, que cubra todo o tampo. Outra opção é forrar apenas o centro com uma passadeira e deixar o restante da mesa à vista. Quer algo mais glamoroso? Lance mão de cristais, prata ou dourado e brilho, mas com parcimônia. Vale até toalha adamascada com guardanapos de pano, louça e talheres especiais. Ou branco, preto, prata e transparências, que resultam em um mix superchic.

Fernando Melo e Júlia Assunção

Se você não tem uma mesa que comporte todo mundo, não tem problema: faça o serviço à americana. Prepare o bufê ou o aparador, caprichando nas flores e/ou velas, deixe espaço para as travessas e organize os pratos em duas pilhas, ao lado dos talheres. Como os convidados terão que segurar os pratos, certifique-se de que há apoio para colocarem os copos. Ah, não esqueça a trilha sonora! O resto é só alegria.

 

Para quem gosta de preparar a ceia, sugerimos este cardápio da chef Agnes Farkasvolgyi:

 

ENTRADA – CEVICHE (rende 8 porções)

amigos_entrada

INGREDIENTES:

– 800 g de tilápia fresca

– 1 colher de gengibre picadinho

– 2 talos de aipo fatiados bem fino

– 6 cebola roxas (pequenas) cortadas finas

– Coentro (2 xícaras)

– 3 pimentas dedo-de-moça em fatias

– 8 limões

– Fio de azeite e sal

 

ACOMPANHAMENTOS:

– Batata-doce cozida

– Milho-verde cozido

 

MODO DE PREPARO:

Corte a tilápia em cubos de 2 cm e reserve gelada. Fatie a cebola bem fininha e lave em água corrente por 5 minutos. Escorra e reserve.

Misture o peixe com o gengibre, o aipo e regue com um fio de azeite. Distribua a cebola, metade do coentro, metade da pimenta e misture delicadamente. Esprema o suco dos limões e regue a mistura.

Deixe tomar gosto por 5 minutos, salgue e sirva imediatamente com o restante do coentro e da pimenta por cima. Ao lado, em pratinhos, rodelas de milho cozido e batata-doce.

 

PRATO PRINCIPAL – ARROZ DE PATO (rende 10 a 12 porções)

INGREDIENTES:

Pato

– 1 pato inteiro temperado e pincelado com bastante mel trufado

– 2 cebolas inteiras

– Sálvia

– Hortelã

Arroz

– 6 xícaras de café de arroz agulhinha

– 4 xícaras de caldo de pato ou galinha

– 1 cebola bem picadinha

– 1 colher de gordura de pato ou manteiga

Refogado

– 1 cebola bem picada

– 1 colher de gordura de pato ou manteiga

– 500 g de paio ou linguiça fresca

– 150 g de panceta picada

– 2 dentes de alho amassados

– 4 tomates sem pele e sem semente

– 2 xícaras de vinho tinto

– 2 xícaras de caldo de pato ou galinha

– Salsa fresca para finalizar

– Sal e pimenta moída

 

MODO DE PREPARO:

Pato

Tempere com sal e pimenta, por dentro e por fora. Pré-aqueça o forno em 200°. Pincele toda a superfície do pato com mel trufado. Em um tabuleiro coloque o pato, as cebolas e as ervas. Leve para assar por 1 hora coberto com papel-alumínio. Retire-o e deixe mais 10 minutos. Reserve as cebolas e desfie todo o pato.

Refogado

Refogue na gordura de pato a cebola crua e as assadas picadas. Juntar o paio, a panceta, o alho, os tomates, a salsa, o vinho e o caldo. Cozinhar em fogo baixo por uma hora.

Arroz

Refogue a cebola na gordura de pato e refogue o arroz. Tempere com sal, cozinhe com o caldo até ficar al dente e reserve.

Finalização

Misture o pato desfiado ao arroz e ao refogado, tempere com pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180° por 10 minutos. Serva bem quente. “Desenhe” filetes finos de mel trufado ao lado do prato.

 

SOBREMESA – MOUSSE DE CHOCOLATE CREMOSA (8 porções)

INGREDIENTES:

– 250 g de chocolate meio amargo

– 200 g de manteiga sem sal

– 5 ovos separados

– 100 g de açúcar

– 50 g de avelãs torradas

– Sorvete de tangerina

 

MODO DE PREPARO:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até clarear. Adicione a mistura de chocolate com manteiga às gemas, aos poucos, misturando levemente. Leve para um bowl grande. Bata as claras em neve. Junte a mistura de chocolate com bastante cuidado. Leve para gelar.

 

MONTAGEM:

Coloque 2 colheres de mousse em uma taça. Salpique avelãs por cima e sirva acompanhado de sorvete de tangerina.

Confira as novidades do nosso blog