Hora de entrar no clima da folia! Se a sua ideia é trocar os bloquinhos, o trio elétrico e o sambódromo pela comodidade da sua casa – ou receber os amigos para um aquecimento antes de caírem nas ruas – fique tranquilo: reunimos dicas preciosas para você dar aquele “up” na sua festa.
> Comece pela lista de convidados, avaliando o número de pessoas de acordo com o seu orçamento e o espaço disponível, ainda mais se tiver a intenção de criar uma pista de dança. Avalie o estilo e as preferências (inclusive gastronômicas) dos seus convidados. Qual é a faixa etária e o nível de animação? Isso é imprescindível para calcular o número de assentos e não deixar o ambiente apertado. Se a maioria dos convidados ficar de pé, garanta apoio para os comes e bebes.
> Caso as visitas se hospedem na sua casa, deixe as camas (ou colchões extras) já arrumadas, junto com as toalhas de banho. Pense que todos, provavelmente, vão se deitar tarde e cansados. Ah, o banheiro também deve estar impecável!
> Monte o cardápio e faça as compras de comidas e bebidas com antecedência (incluindo, além dos aperitivos, café da manhã e outras refeições, caso tenha hóspedes). O planejamento é essencial, mesmo que você opte por não cozinhar. Melhor investir em comidinhas práticas e rápidas, para você não ficar preso à cozinha e perder a folia. Com organização, é possível fazer uma festa superbacana sem extrapolar o orçamento. E se o combinado for dividir entre os convidados, defina antes o que cada um deve levar.
> Um quintal, um varandão ou área externa é o ideal para uma festa de carnaval, mas nada impede de fazê-la em um apartamento menor, ainda mais se for apenas uma “prévia” para um baile ou festa de rua. O segredo é investir na decoração!
> Muita cor e brilho não podem faltar no décor de carnaval. Vale misturar toalhas, guardanapos, pratos, talheres e taças coloridas – basta eleger uma paleta de cores vibrantes e harmoniosas. Abuse dos complementos (não precisa usar todos, viu?), pendurando pelo teto e/ou paredes fitas, serpentinas, confetes (além do tradicional, de papel, inclua o de chocolate, que enfeita e adoça os convidados), plumas, máscaras, chapéus divertidos, colares havaianos e outros acessórios que podem ser escolhidos e usados na hora pelos convidados. Vira uma farra!
> O calor do verão pede bastante espaço para gelar as bebidas, seja no freezer ou champanheira. Monte também um minibar, decorando uma mesinha no mesmo estilo do resto da festa. Numa bandeja, disponha as bebidas (vodca, whisky, licor…), copos de vidro e uma jarra com suco ou drinque refrescante. Não se esqueça da coqueteleira, colher para coquetel, kit para caipirinha (limões e outras frutas, açucareiro, adoçante, socador e copo) e um balde com muito gelo. É superprático e deixa seus convidados à vontade para fazer seus próprios drinques.
> Para quem tem área externa (se for com piscina, melhor ainda), decorar com bolas de plástico bem coloridas fica ainda mais divertido. A criançada, então, vai adorar!
> Faltou o quê? Música, lógico! Deixe pronta uma playlist animada, sempre levando em conta o gosto dos convidados. Marchinhas e sambas-enredo não podem faltar. Afinal, pista cheia é sinal de que você arrasou na festa. Samba no pé, que o carnaval vem aí!