Assim como na moda, está super em alta na decoração o estilo vintage (ou seria retrô?), que passeia por diversos ambientes; do quarto ao estar, da cozinha ao banheiro. Se você pretende investir nesse décor – que traz à tona nossas memórias afetivas, imprimindo aconchego –, a receita de sucesso pede bom senso: uma pitada aqui, outra acolá, para não parecer que a sua casa fez, literalmente, uma viagem no tempo. Antes das dicas para transmitir esse estilo à sua casa, vale esclarecer a diferença:
Vintage
A origem do termo é anglo-francesa e designa um ano de boa colheita de uvas, favorecendo a produção de um vinho de qualidade. No design, se aplica a vestuário, calçados, acessórios, automóveis, mobiliário, peças decorativas… São sempre artigos antigos (normalmente, produzidos entre as décadas de 1920 e 1980) e de qualidade; clássicos ou que fizeram parte de um estilo que marcou época. Podem ser garimpados em antiquários e lojas ou herdados da família.
Retrô
Do francês rétrospectif, faz referência a objetos e atitudes que não são de estilo contemporâneo, pois fazem uma releitura do passado. Trata-se de um produto ou peça lançado atualmente, mas de aparência antiga. Ou seja, o retrô é o novo que imita o vintage. Nas peças de design, a beleza de outrora é, muitas vezes, aliada à praticidade do presente, como nos eletrodomésticos. Aposte em peças supercoloridas, madeira, móveis de pé palito, palhinha e quinas arredondadas. Dê seu toque pessoal e surpreenda!
1- Que tal investir em um eletrodoméstico antigo e reformado ou com design de inspiração retrô – pode ser geladeira, fogão, liquidificador, ventilador – e deixa-lo à mostra sobre a bancada? A cozinha do cenário de “Lili, a ex”, série do canal GNT, segue essa tendência.
Foto: André Brandão/Divulgação
2- Tons pastel, como rosa, azul, verde e amarelo, além do vermelho, turquesa e dourado, formam a cartela de cores tanto em artigos vintage quanto retrô. Misture as candy colors se quiser ousar.
3- O piso quadriculado, em preto e branco, é outro clássico. Se não quiser mexer no acabamento da casa, vale investir em um tapete como o Parquet, do Estúdio Nada se Leva para a Lider Interiores. São quatro estampas exclusivas inspiradas em desenhos de parquet, com mais de 30 opções de cores.
4- Quadros, pôsteres e placas com desenhos antigos de cafés, restaurantes, bares ou bebidas levantam o astral da sua cozinha e/ou varanda gourmet. Afinal de contas, bom humor tem tudo a ver com esses ambientes de convívio.
5- Se ainda não tem, monte uma coleção antiga para expor no seu estar, no corredor ou outro espaço onde os visitantes possam admirá-la. Pense em taças, jogos de porcelana e brinquedos de ferro em cristaleiras/prateleiras, além de fotos da família emolduradas na parede.
6- Sabe aquela peça incrível herdada da sua tia-avó? Fica ainda mais bacana se você atribuir uma nova função ao móvel.
Cioli Cássius
7- Instale papel de parede. Nem precisa dizer que uma padronagem floral, com arabescos ou listrada em tons pastel nos transporta diretamente para o passado, né?
Vanja Maia
8- Para o quarto ou a sala, escolha algumas peças artesanais, como almofadas e colchas bordadas ou com detalhes em crochê e tricô. Foi vovó quem fez, claro!
Walléria Teixeira
9- Para um estilo vintage/retrô mais rústico, azulejos ou louças que pareçam antigos ou que realmente sejam de época ficam ótimos em bancadas, paredes e pias da cozinha ou varanda gourmet. Um mix de padrões em cores harmoniosas deixa tudo mais divertido.
Stúdio AZ
10- Em prateleiras ou nichos da cozinha e da sala, faça uma composição de cafeteiras, baldes e latinhas de metal com bules e potinhos de porcelana. Encha de flores para um clima ainda mais doce e romântico.
Projeto Isabela Bethônico
* DICAS DE MÓVEIS LIDER COM PEGADA RETRÔ: poltrona e cadeira Aurora, sofá Concha, poltrona Work, mesa Mari, sofá Alma, mesa de jantar, mesa lateral e aparador Pallus, entre outros.