Na estante: Os Pilares da Terra

12 NOV 2013
• Inspiração

O romance histórico “Pilares da Terra”, de Ken Follet, é considerado uma daquelas leituras inspiradoras para quem se interessa por arquitetura. Publicado em 1989, o livro propõe uma imersão na Inglaterra do século XII, traçando um panorama dos conflitos, conspirações e jogos de poder que rondavam o reinado do Rei Stephen, no período da Anarquia, e retratando a construção de uma catedral gótica na cidade fictícia de Kingsbridge.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.

Tendo como plano de fundo a guerra civil entre a Normandia e a Inglaterra (entre 1123 e 1124), o romance apresenta vários detalhes sobre a vida no medievo, como questões de religião, poder, identidade, conflitos, entre outros. Entretanto, o evento principal da obra é a construção de uma grande catedral, um monumento que move os personagens da história revelando não só o poder da igreja, mas também o desenvolvimento arquitetônico como expressão artística da época. O impressionante é perceber como o autor aborda o tema e como descreve detalhadamente cada etapa da construção do prédio, da concepção do projeto ao dia a dia de trabalho dos operários.

“Este livro mostra que a arquitetura é um dos pilares da vida em sociedade”, explica o arquiteto Mário Santos Costa , que recomenda a leitura. Para ele, que nasceu debaixo de uma prancheta, a obra literária é essencial para quem aprecia arquitetura e design, afinal, manifesta exatamente o que é o amor pela profissão de arquiteto e construtor.

Livro: Os Pilares da Terra (Vol. Único)
Editora: Rocco
Autor: Ken Follet
ISBN: 978-85-325-2769-1
Páginas: 944

Gostou? Compartilhe!

 

Confira as novidades do nosso blog