Milão por arquitetos: Aline Oleari

28 MAIO 2014
• Agenda

O Salão do Móvel de Milão atira tendências para todos os lados, todos os anos, com a reunião de algumas das empresas mais badaladas do design de interiores no mundo. Em 2014, a natureza, a assimetria, os metalizados dourados e as transparências foram características que sobressaíram para Aline Oleari (foto do topo), arquiteta parceira da Lider Interiores. Ela contou para o blog o que viu na feira desse ano.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Aline destaca que, nesse ano, as composições estão mais ricas, harmônicas e, ao mesmo tempo, assimétricas. “Há muita variação e riqueza nas composições dos móveis e adornos, por exemplo, o criado mudo retangular de um lado e um conjunto de mesas redondas”, cita. Com isso, houve a quebra de alguns cenários comuns, como no posicionamento do lustre em relação à mesa de jantar. “Em uma mesa retangular eles não estão limitados mais ao centro da mesa, podem estar em um canto e, do lado oposto, um adorno para equilibrar o conjunto”.

Com a busca pelo natural cada vez maior, a flora invadiu os ambientes do Salone. “Por meio dos formatos orgânicos no mobiliário, materiais naturais com seu aspecto preservado, como madeiras e pedras, jardins internos e hortas invadem as cozinhas”, exemplifica Aline. Por outro lado, acabamentos metalizados, dourados e cobre, também foram comuns na feira.

“A cor azul turquesa veio com tudo!”, garante Aline. Segundo ela, esse tom de azul se apresentou em vários stands, seja em tecidos, lacas ou adornos. No lado das estampas, as boas novas ficaram por conta do pied-de-poule, tecido popular entre a aristocracia inglesa nos séculos XIX e XX. De forma sutil, a padronagem aparece em detalhe nas peças.

O retorno
Cabeceiras prontas voltaram com tudo em Milão. Se antes foram substituídas pelos painéis feitos sob medida para camas box, agora são mais bem vindas se grudadas ao móvel. “Com isso, percebi uma certa tendência à predileção por móveis soltos nas ambientações, no lugar de estar tudo muito embutido”, explica Aline. Segundo a arquiteta, as peças soltas geram ambientes versáteis, mutáveis, que se adaptam às necessidades de momento.

O que a Lider tem
“Novidades em lacas brilhantes douradas trazem o tom  de Milão 2014 para as lojas”, garante Aline.

Cômoda bombê com portas e cobertura em laca dourada
Cômoda bombê com revestimento em laca dourada

 “A nova linha de mobiliário de madeira rústica também traz a possibilidade de fazer uma referência à natureza dentro de casa”, finaliza.

Mesa LascaMesa de jantar Lasca

Confira as novidades do nosso blog