Milan Design Week 2022: um novo morar mais real e colorido

10 AGO 2022
• Mostras

Um design que imagina o futuro. A 60ª edição da Milan Design Week prova que as marcas do mercado de decoração estão de olho no futuro e nos desafios que as esperam. Desafios estes que vão desde uma nova forma de produção, mais sustentável e circular, passando pelas mudanças sócio-culturais até chegar a um morar mais colorido, permeado por tons vibrantes. A jornalista Mônica Barbosa, do site Living Design, define esta edição em três palavras: “tecnologia, sustentabilidade e cor”. Outro ponto destacado por ela é o desejo das marcas por trabalhar conceitos como transparência, propósito, beleza e colaboração. Mas como ideias tão abstratas podem ser traduzidas na forma como vivenciaremos a nossa casa? É o que mostramos para você a seguir.

 

Sustentabilidade

Um produto 100% sustentável. A Re-Chair de Antonio Citterio, cadeira feita pela Kartell em parceria com a marca de café Illy, usou como matéria-prima cápsulas de café recicladas. A Moroso também investiu na sustentabilidade ao lançar o sofá Anorak assinado por Patricia Urquiola. Seu tecido de algodão e lã é feito de sobras do mercado da moda e é 100% reciclado.

Re-Chair, collab entre a Kartell e a marca de café Illy.

Sofá Anorak por Patricia Urquiola para Moroso tem tecido 100% reciclado.

 

Tecnologia

Vai além da produção do produto e chega até sua usabilidade e apresentação. Mônica destaca a iniciativa da marca Cappellini, que usou de projeções para apresentar seus móveis e conceituar a tecnologia intrínseca aos seus produtos. Também destaca a sua parceria com a IBM, em que pesquisam juntas uma série de novas tecnologias a serem aplicadas em suas peças.

Cappellini se juntou à IBM para pesquisar novas tecnologias.

 

O robô Piro da Moooi é um aromatizador que se movimenta pela casa.

 

Cor

“Podemos dizer que os neutros perderam o reinado”, explica a jornalista. Presente em todas as marcas, até nas de conceito mais tradicional, ela ganhou até a possibilidade de ser feita sob medida para o seu cliente. A tendência é tão forte que até o designer Antonio Cittero, conhecido por sua sobriedade, se rendeu às cores vibrantes com os sofás Esosoft da Cassina.

Sofá Esosoft de Antonio Citero para Cassina.

 

A Bambole de Mario Bellini para B&B Italia faz 50 anos e ganha cores mais ousadas.

 

Transparência

Acolher as pessoas foi uma atitude que guiou a maioria das marcas. A Zanotta criou inclusive um manifesto, onde se liam os seguintes dizeres: “É hora de nos aproximarmos das pessoas, das coisas, de uma maneira diferente — mais consciente. E vamos aproveitar esta descoberta para trazer de volta pessoas reais e suas necessidades autênticas para o processo de design”. Pense em formas mais descomplicadas e casas mais “reais”, funcionais e menos no estilo showroom para entender esta tendência.

Para se aproximar das pessoas, a Zanotta propõe uma casa mais real.

 

Propósito

Todas as marcas buscaram ressaltar seu DNA e entender porque fazem o que fazem. Usando da transparência mencionada anteriormente, deixam claro seus valores, qualidades e missão para que o cliente entenda e se conecte com elas.

Em busca de sua essência, a Armani Casa apresentou uma coleção que aborda toda sua história e apostou em matérias-primas naturais, como o bambu.

 

Beleza

Beleza é uma tendência óbvia na decoração, afinal, ninguém quer fazer nada feio. Mas a estética do belo se torna ainda mais importante ao se posicionar como uma tentativa de embelezar o mundo e se conectar com as pessoas. A Kartell traduz este conceito com a luminária TEA assinada por Ferrucio Laviani, que assume o status de obra de arte. Já a Mooi e sua poltrona Hortensia propõem um viver mais leve e delicado.

Uma ode a beleza foi a temática da Kartell e sua luminária TEA.

 

A Hortensia Chair, da Moooi, faz uma ode à beleza.

 

Collab

Colaborar e criar junto nunca foi tão importante. Além de reduzir custos algo muito necessário ao mercado pós-pandemia agrega valor e conhecimento às suas criações. A Driade mostrou isso em sua exposição, em que convidou um DJ, designer de videogames e artistas para desenvolverem novos produtos junto à equipe de design da marca. Outra novidade foi a parceria do estilista Paul Smith com a Depadova.

Trabalho em equipe foi o mote da Driade.

 

O estilista Paul Smith, famoso por sua combinação de cores, criou uma linha de sofás com a Depadova.

 

Um novo jeito de viver as cozinhas

Mais fluidas, autônomas e, consequentemente, práticas, as cozinhas se destacaram pelo uso maciço de aço inox e pelo formato modular. Deixe de lado aquela ideia de uma cozinha reta, sem curvas, e deixe novas formas te guiarem no espaço mais saboroso da casa. Também se acostume com bancadas de pia abertas em baixo e armários modulares, que podem ser movimentados e que permitem uma maior fluidez ao espaço. No quesito eletrodomésticos, a grande novidade foram os cooktops com exaustores, que prometem revolucionar o mercado.

Cozinhas abertas e fluidas foram a proposta da Cesar Cucine.

 

O aço inox foi a novidade do ano da Abimis.

 

Cooktop com exaustor da Elica promete revolucionar a cozinha.

 

Adeus às formas retas: as curvas foram a aposta da Cesar Cucine.

 

A Falper propõe uma cozinha modular que pode assumir diversas configurações.

 

Pronto para o novo morar? O nosso design feito para viver é personalizado para suas necessidades. Visite uma de nossas lojas!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog

Mundo Lider

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novem...

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...