17 OUT 2016
• Dica de decoração
Móvel que está em alta há algum tempo no design de interiores e que, com certeza, veio para ficar é a mesa lateral ou mesa de canto. Sobretudo por sua versatilidade, esse item não perde a força. Dada a infinidade de modelos, cores e acabamentos disponíveis no mercado, fica fácil encontrar uma peça que se encaixe no seu estilo de ambientação. Tamanho também não é problema, já que encontramos desde versões amplas até super delicadas e estreitas. Se você tem um cantinho esquecido, onde não cabe um móvel maior, ou está precisando de apoio em um ambiente, inspire-se aqui!
Mistura de acabamentos
As mesinhas têm mil e uma utilidades. À esquerda, as mesas laterais Eixo (criadas pelo estudio Nada se Leva) acompanham outra do mesmo modelo, mas na versão de centro, mais larga e baixa, apoiando adornos. À direita, encaixada na cama que assumi o papel de uma grande chaise neste loft, da BEP Arquitetos, para a Decora Lider Brasília, a mesa Vegas pode apoiar livros, revistas e até pequenas refeições. Observe que, se mantida a harmonia de cores (quase todas são neutras), dá para misturar mesinhas de diversos acabamentos: bases metalizada e preta, tampos de mármore e ebanizado.
Salvando os pequenos ambientes
Em ambientes menores, a mesinha lateral é um verdadeiro curinga. Ela pode, inclusive, substituir a mesa de centro, criando mais espaço de apoio e armazenamento. Nesse caso, a versão redonda é a mais indicada para não atrapalhar a circulação. O charme extra fica por conta da composição com três modelos diferentes, porém todos de tons azulados. Repare que piso, parede, sofá e outros elementos aparecem em tons neutros, neste ambientes de Roberta Lopes para a Decora Lider Belo Horizonte.
Jogando com os formatos
O Living de Aline Cangussú, para a Decora Lider Salvador, é retangular, com mobiliário, tapete e quadros de linhas retas têm no trio de mesas laterais Mari um belo contraponto. O peso também é equilibrado: enquanto os móveis são robustos, as mesinhas assinadas pela Lattoog são leves e vazadas.
Mesa de aproximação
Mesinhas encaixadas no sofá ou mesmo na mesa de centro estão com tudo! Servem tanto para espaços menores, quanto para maiores, onde a mesa lateral às vezes fica mais distante. Além de serem um detalhe super charmoso, com elas você vai ter tudo à mão: controle remoto, bebida ou aquela pipoquinha na hora de ver um filme. Não à toa, as mesas de encaixe são a cara de ambientes como living e home. Neste ambiente de Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães para a Decora Lider Salvador 2015, as mesinhas Havana, em madeira, foram a escolha perfeita: lindas e neutras, não brigam com os tons de berinjela do décor.
Nem uma sala de banho ou espaço zen escapa das mesinhas. Afinal, espaços minimalistas também pedem complementos como a dupla de mesas laterais Pallina. Mesmo diminutas, elas podem receber outros itens de decoração, como vasos, velas e luminárias. Neste ambiente de Sérgio Palmeira para a Decora Lider Vitória elas compõe com o puff Back.
A mesinha lateral também pode ser extremamente funcional, como a Canguru, desenhada por Isabela Vecci. A proposta da bolsa de recouro acoplada à estrutura da peça é guardar diversos objetos: revistas, livros, controles remotos ou o que você precisar no dia a dia. É a praticidade aliada ao design de encher os olhos!
Rústicas e exclusivas
Varandas também merecem uma mesinha de canto. Seja para apoiar copos na hora de receber ou uma plantinha para alegrar ou seu livro preferido. Aqui, a rusticidade das mesas Tris tem tudo a ver com a personalidade do espaço. O diferencial desse modelo é que cada peça é única, já que os veios, rajas e bordas da madeira natural nunca serão idênticos. Elementos mais orgânicos e naturais, como os móveis de fibra, além de tons esverdeados e terrosos, complementam o décor de Fernando Consoni para a Decora Lider Campinas 2015.
Balanceando cores
Mais uma dica: se o ambiente já tiver cores vibrantes ou estampa, como este loft de Ana Valéria Valle e Vanessa Von Glehn para a Decora Lider Brasília 2015, aposte em uma composição de nuances escuras e neutras. Aqui, a composição da mesa lateral Pisa, à esquerda, com três mesinhas Gala, faz uma brincadeira com diferentes alturas.