Decoração de mesa para encantar os convidados no Natal

16 DEZ 2011
• Inspiração

Uma das celebrações mais importantes do fim do ano acontece em volta da mesa. A ceia de Natal é um dos momentos mais gostosos do final do ano, quando a família e os amigos se reúnem para festejar o nascimento do menino Jesus. Nesse clima gostoso, o cuidado e o capricho na decoração da mesa de jantar podem tornar a noite ainda mais especial.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

“Os mais variados cardápios são compartilhados para o deleite daqueles que se reúnem para a comemoração. Uma bela mesa de Natal, por si só transforma uma noite que poderia ser comum em uma noite de pura magia”, afirma o designer de interiores Alberto Radespiel, que dá as dicas de como decorar e como preparar uma decoração de mesa para encantar os convidados. Confira!

Paleta de Cores
“Tradicionalmente são usadas as cores branco, verde, vermelho, prata e dourado. Recentemente abriu-se o leque de tons para pink, roxo, azul, cobre, marrom e, ocasionalmente, o preto”.

Combinações
“Não existem regras. Ornamentos natalinos podem variar de acordo com o estilo de cada um, incorporando temas e cores. Por exemplo, uma sala toda decorada nos tons cinza pode perfeitamente harmonizar-se com uma árvore multicolorida, assim como um ambiente clássico poderá ser ornamentado com divertidos Papais Noeis”.

O que não pode faltar
“Castiçais, candelabros e velas, taças e souplás, guardanapos de tecido e porta-guardanapos, tudo bem disposto sobre uma bela toalha”.

Mesa tradicional
“Uma mesa tradicional exige mais precisão de detalhes na composição dos elementos. Pratos, taças e talheres são dispostos simetricamente, segundo etiqueta padrão universal, usando sempre um arranjo natalino no centro da mesa”.

 

Mesa moderna
“A proposta para uma mesa mais moderna seria mais liberdade no uso de cores, texturas e formas. Uma mistura perfeita são taças de tamanhos e cores diferentes. A toalha tradicional daria lugar aos tampos de mesa que podem ser de vidro, espelhados, laqueados. Ou então deixando à mostra a madeira natural”.

Objetos inusitados
“Um colar de pérolas, por exemplo, pode substituir cordões; tecidos poderão ser cortados e transformados em laços. Flores de papel substituem flores naturais, galhos secos pintados transformam-se em belíssimos complementos. Plumas dão leveza e enriquecem ao serem colocadas em vasos”.

Não consigo acomodar todos os convidados em uma mesma mesa. O que posso fazer?
“Um recurso a ser considerado seria optar pelo serviço à americana. Descontraidamente, todos se servem e buscam o canto que mais lhe agradam. Cadeiras e pufes são distribuídos como apoios”.

 

E você? Já escolheu como vai ser a decoração da sua mesa de Natal? Como será? Conte para a gente!