Na hora de reformar ou decorar a casa é comum bater aquela dúvida: vale a pena contratar um arquiteto ou designer de interiores? Apostamos que sim. Além da falta de tempo para cuidar pessoalmente de todos os detalhes, muitas vezes você não tem certeza do que quer ou como executar seus desejos. Um bom profissional ainda vai te atualizar sobre tendências, materiais e tecnologias.
Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.
Para encontrar o profissional adequado, pesquise em sites, publicações especializadas e visite mostras de decoração, uma ótima maneira de treinar o olhar. Indicações também são válidas, mas é preciso conhecer o trabalho do arquiteto ou designer e ter afinidade com o seu estilo. Escolhido o profissional, ele deve esclarecer e colocar no papel quais serviços serão prestados, prazos, valores (normalmente baseados em metragem quadrada, hora técnica ou percentuais sobre o valor da obra) e condições de pagamento.
O profissional pode tanto prestar uma consultoria (sem a necessidade de plantas e detalhamento técnico), desenvolver apenas o projeto e até gerenciar toda a obra. Ele ainda pode indicar e acompanhar fornecedores e prestadores de serviços de sua confiança, como lojas de móveis e acabamentos, vidraçarias, pintores, etc. Com certeza, será uma experiência bem menos estressante para você.
Depois de fazer um estudo prévio do seu imóvel e lifestyle, o arquiteto ou designer vai trabalhar o projeto não só do ponto de vista estético, mas avaliando funcionalidade e praticidade. Um bom planejamento garante menor custo, uma vez que te permite ver a planta, elevações e perspectivas. Se o resultado não for o esperado, é possível fazer correções antes do início da obra. A experiência e o conhecimento de um profissional só aumentam as chances de acerto, resultando em ambientes que atendam às suas necessidades, sejam harmoniosos, acolhedores e, claro, reflitam a sua personalidade. Ele também vai saber trabalhar dentro do orçamento e prazo pré-estabelecidos. Sem ajuda, dificilmente você conseguirá o mesmo.
Vale lembrar que o custo da contratação de um profissional competente é pequeno em relação ao valor total da obra. Ao reformar ou decorar sua casa sem auxílio você pode errar nas escolhas e cair na máxima “o barato que sai caro”. Mais uma vantagem? Um imóvel assinado por um designer será mais valorizado quando você quiser vendê-lo.