Inspire-se: Conheça a maior sauna do mundo localizada no norte da Noruega

10 AGO 2015
• Inspiração

Até 6 de setembro acontece na Noruega o Salt, um projeto cultural, com uma programação de artes, música e gastronomia. A partir de agora ele conta com uma novidade: a maior sauna do mundo, produzida pelo arquiteto finlandês Sami Rintala.

Com capacidade para até 150 pessoas e um bar, a sauna possui fachada de vidro, com vista para as montanhas e praia. Para poder abrigar tanta gente, Rintala optou pelo formato de auditório no interior. Assim, quando as quatro lareiras à lenha não estão queimando, a sauna também pode receber palestras e apresentações musicais. Um refúgio atrativo para os visitantes de Sandhornoy.

i2

 

O Ártico vem sendo foco de atenção internacional quando o assunto é sustentabilidade. É estimado que a região tenha mais de 20% das reservas de petróleo não exploradas do planeta. Também é um dos habitats que mais sofre com mudanças climáticas. O conjunto de derretimento do gelo e exploração mineral ameaça a região. A preservação através da cultura é o objetivo do Salt.

A arquitetura tem um grande papel neste conceito, já que o fiskehjeller é uma espécie de símbolo dos povos que habitam a costa montanhosa. Ele tem colunas fortes, mas que permite que o vento passe; é uma estrutura íngreme, esguia e alta, com a identidade visual do design nórdico; a leveza permite que seja erguido e desmontado em apenas um dia, caso seja necessário migrar e, como a madeira flutua, pode até ser puxado por barcos.

i4

 

Todas as construções do Salt carregam as mesmas características de flexibilidade e minimalismo.

A Noruega foi o primeiro país a receber o Salt. Nos próximos oito anos, o festival deve acontecer em mais locações remotas ao norte do planeta, como Groenlândia, Islândia, Irlanda, Escócia e Alasca.

 

i6

i7

 

Saiba mais: salted.no/

Fonte Bamboonet

 

 

 

 

Confira as novidades do nosso blog