A vontade de mudar a casa aparece e com ela a dúvida: devo contratar um profissional para me ajudar ou aderir ao movimento do “faça você mesmo”? Pequenas estratégias, como colocar quadros na parede ou mesmo dispor os adornos na sala podem ser feitas sem a ajuda de um profissional, e servem como um momento de bem-estar, autoconhecimento e relaxamento. No entanto, é sempre interessante, mesmo nestas ocasiões, contar com a ajuda de um designer de interiores ou arquiteto.
Segundo a ABD, Associação Brasileira de Designer de Interiores, o papel do designer de interiores é buscar soluções criativas, técnicas e esteticamente atraentes, que favoreçam o bem-estar das pessoas que usufruam do ambiente. No dia 12 de dezembro de 2016, a profissão de designer de interiores foi reconhecida nacionalmente por meio da lei 13.369. Já o CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, afirma que o arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel. Designer de interiores ou arquiteto, o fato é que se você procura fazer pequenas mudanças em sua casa, o mais indicado é contratar um destes profissionais.
Inspirações para aderir ao DIY
No entanto, nada impede que você se renda ao mundo do faça você mesmo. O ideal para isso é apostar na criação de adornos ou pequenos objetos, como luminárias, e colocar a mão na massa. A iniciativa, além de terapêutica, também é sustentável, já o que DIY (do it yourself) prevê a reciclagem de materiais e o uso de objetos esquecidos em casa, que ganham uma nova função. Você também pode apostar na revitalização e reforma de móveis antigos, conferindo a eles uma nova personalidade. Uma boa dica para quem vai aderir ao “faça você mesmo” é acompanhar canais no Youtube que apostam nesta tendência e possuem tutoriais bacanas sobre o tema. A seguir, selecionamos quatro deles para você:
A arquiteta possui uma playlist dedicada ao DIY, onde ensina a fazer móveis, jardim vertical e até um rack de TV.
A norte-americana ensina a fazer adornos para mesas, pequenos fantoches para crianças e até a decoração de uma festa completa.
A carioca possui mais de dois milhões de seguidores no Youtube. Seu DIY abrange temas diversos como decoração, festas, móveis e até uma editoria com temática geek.
Além de objetos, esta youtuber americana ainda te ajuda a dar aquele up no décor por conta própria.
Pronto para se arriscar no DIY? Conta pra gente nos comentários?