Mobiliário novo sempre traz alegria e dá outra cara a um ambiente, seja ele seu lar doce lar ou espaço de trabalho. Mas depois de instalados, qual a forma ideal de cuidar deles? A seguir, vamos te dar dicas essenciais de limpeza e manutenção para seus móveis durarem mais. Ah! Se a sua escolha for por peças da Lider Interiores, saiba que eles possuem uma excelente garantia contra defeitos de fabricação – válida de acordo com as recomendações relativas ao uso, manuseio e conservação dos produtos. E não se esqueça: leia sempre as instruções!
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
- Limpe com pano sem alvejantes ou produtos clorados.
- Use aspirador de pó, escova macia ou flanela seca. Também vale pano branco, limpo e umedecido em água com agente espumante ou sabão, ambos neutros.
- Use pano branco seco para enxugar a limpeza úmida.
- Não faça lavagem industrial, pois alguns tecidos (como seda e algodão) são sensíveis a produtos químicos.
- Não retire a capa costurada ao sofá para lavagem. Apenas as capas soltas podem ser retiradas e lavadas à seco.
Courinos
- Faça lavagem a seco.
- Para manutenção, use pano branco limpo, umedecido em água com agente espumante ou sabão neutros, seguido de pano branco seco para enxugar.
- Remova manchas com detergente neutro e pano limpo. Esfregue com movimentos suaves e depois retire os excessos com pano e água limpa.
- Deixe secar ao ar livre, na sombra.
- Nos revestimentos de tonalidades claras, evite o contato com tecidos que soltem tinta.
Couros
- Use pano úmido, seguido de pano seco.
- Não use alvejantes, produtos clorados ou água quente para a limpeza.
- Nunca seque ao sol.
- Espane a poeira e verifique se não há respingo de água. Limpe com pano macio, umedecido em água (de preferência morna, pois retira mais fácil a gordura) ou álcool.
- Se houver alguma mancha após a limpeza, use uma esponja de aço seca sobre o local também seco.
- Para retirar a etiqueta sem deixar marcas, derrame álcool líquido por cinco minutos sobre o local.
- Atenção: o metal não risca o cristal, o que risca é a poeira na superfície. E não use produtos tradicionais de limpeza, pois eles possuem amoníaco, substância que agride o cristal e espelho.
Produtos com rodízios, trilhos e outros acessórios metálicos
- Limpe periodicamente, pois tendem a acumular sujeira e travar o mecanismo.
- Os acessórios metálicos podem ser polidos com cera automotiva.
- Os trilhos das gavetas possuem um lubrificante não tóxico, que auxilia o movimento e, por isso, não pode ser removido. Nenhum objeto estranho deve entrar em contato com os trilhos para que eles operem corretamente.
- Limpe gavetas flocadas com pano seco e aspirador de pó.
- Nunca utilize produtos molhados para limpar o interior das gavetas, principalmente as flocadas. Fuja de produtos tóxicos (amoníaco, álcool, removedor, etc.) ou abrasivos (sapólios, pastas, etc.), esponjas de aço ou escovas na limpeza dos compartimentos internos.
- A cada seis meses, lubrifique as articulações dos mecanismos de giratórias com óleo ou pó de grafite; e as articulações dos mecanismos de sofás-camas, com graxa.
Aço carbono pintado, mármore e granito
- Utilize flanela umedecida em água e sabão neutro para limpeza das peças e depois seque rapidamente com outro pano macio e seco.
- Em aço inox/cromado use pano seco ou umedecido em álcool para retirar manchas de dedos e obter brilho.
- Não utilize produtos químicos que tenham petróleo como base, produtos abrasivos, esponjas de aço ou similares, pois eles podem remover ou arranhar a superfície pintada.
Colchões
- Use aspirador de pó, escova macia, esponja ou pano limpo.
- Não esfregue com escovas duras ou abrasivos.
- Não utilize alvejantes ou produtos clorados.
- Nunca seque ao sol.
- Se derramar líquido no colchão, imediatamente seque com pano limpo.
- Nos produtos com massageadores, sempre retire a fonte de alimentação da tomada antes de limpar.
- Limpe o controle do massageador com pano ligeiramente úmido, sem produtos de limpeza fortes ou abrasivos.
Tapetes
- Não utilize produtos químicos, como desinfetantes ou sabão em pó.
- Lave a seco.
- Nunca seque ao sol, apenas com luz indireta ou à sombra, que é mais recomendável.
- Para tirar a poeira, aspire o tapete pelo menos uma vez por semana.
- Se derramar líquido ou óleo, utilize um papel absorvente, enxugando suavemente, sem fazer pressão ou fricção. Em seguida, passe uma esponja ou pano limpo umedecido em água.
- Se sujar com substâncias sólidas, utilize uma espátula para retirar os excessos. Em seguida, passe uma esponja ou pano úmido.
INSTRUÇÕES GERAIS DE USO
- Não use o móvel em piso desnivelado.
- Não o exponha ao sol ou chuva.
- Não o coloque em local úmido.
- Não o deixe embalado no plástico por mais de dez dias.
- Não arraste o móvel, principalmente armários e estantes.
- Não coloque peso acima de cinco quilos nas prateleiras de madeira dos móveis planejados (estantes Multifuziones, armários e modulados).
- Não incline as cadeiras durante o uso.
- Evite deitar ou assentar no produto com roupas molhadas ou sujas.
- Evite que animais subam no sofá.
- Não permita que crianças pulem nele.
- Não assente sobre braços e encostos reclináveis dos sofás.
- Se o sofá for de almofadas soltas, faça um rodízio periódico entre elas, para aumentar a vida útil.
- Manuseie com cuidado a gaveta do sofá-cama ao abrir e fechar.
- Nos móveis com gavetas, certifique-se que o peso não esteja comprometendo o deslizamento delas nos trilhos.
- Não abra gavetas simultaneamente, pois o móvel pode tombar.
- Para transportar um móvel com gavetas, retire tudo o que estiver guardado no seu interior. Não carregue o móvel sem retirar também as gavetas.
- Use cera automotiva apenas nos acessórios metálicos.
- Retire o colchão da embalagem plástica, deixando-o em lugar arejado por algumas horas
- antes de usá-lo, pois é aceitável o cheiro forte de espuma e cola, por até 15 dias.
- Para melhor ventilação da parte de baixo do colchão, utilize capas perfuradas.
- Evitar estrados ripados.
- Mensalmente, vire o lado de uso do colchão, o que aumenta sua vida útil, mantendo o conforto. Se o colchão for um pillow, apenas o gire. Os modelos com massageador não podem ser virados nem girados.
- Evite usar objetos cortantes ou perfurantes sobre o produto.
- Não erga o colchão pelas alças (pegadores), pois elas podem se soltar. Além da estética, as alças são usadas para posicionar o colchão na cama.
- Evite guardar papéis ou qualquer outro tipo de material sob o colchão.
- O box baú deve ser lubrificado a cada três meses, nas partes onde há junção, para prevenir rangidos durante o uso.
- Nos produtos com massageador, ao utilizar o equipamento por 45 minutos contínuos, desligue-o por dez minutos, antes de reiniciar uma sessão.
- Gestantes, cardíacos, pessoas com processos hemorrágicos e ulcerosos, fraturas em consolidação e derrames recentes devem consultar seu médico antes de usar o massageador.
- Não é recomendado o manuseio do massageador por crianças, sem a supervisão de um adulto.
A EXCELENTE GARANTIA DOS MÓVEIS LIDER
No geral, os móveis da Lider possuem garantia suplementar de nove meses à legal, que é de três meses, totalizando um ano. Neste prazo de validade, a troca de partes, peças e componentes eventualmente defeituosos é gratuita, bem como a mão-de-obra necessária, desde que fique comprovado, mediante análise técnica, que o defeito é de matéria-prima e/ou de fabricação.
A garantia abrange
- Estrutura de metal: cinco anos de garantia suplementar à legal, de três meses, totalizando cinco anos e três meses contra empeno e barulho, pois é confeccionada com metalon galvanizado, solda especial e pintura eletrostática.
- Estrutura de madeira: cinco anos de garantia contra cupins (desde que seja constado que o cupim é proveniente do móvel), caruncho, trincas, empeno e defeitos relativos ao folheado (exceto na Linha Rústica, dada sua originalidade natural).
- Espuma: afundamentos superiores a 10% da altura total no assento e no encosto. A espuma possui tratamento contra ácaros (FunbacNew) e é testada em laboratórios conceituados.
- Acessórios externos (pezinhos, braços, giratórias, rodízios, molejos, retráteis e pés de apoio): a garantia cobre barulhos, bolhas, oxidação, defeitos nos rolamentos dos rodízios e giratórias.
- Costura: contra defeitos relativos à costura.
- Espelho: contra oxidação.
- Caixarias dos armários: em casos de empenos, rupturas e descolamentos das bordas, a garantia é de cinco anos.
- Tecidos: possuem garantia suplementar de três meses à legal, também de três, totalizando seis meses. Couro e recouro estão garantidos contra amarelamento e bolhas.
- Percinta: contra barulho e falta de resistência, sendo que a da Lider é importada da Itália, com qualidade diferenciada do mercado.
- Mola Nosag: contra barulho e falta de resistência. É fixada para fortalecer e estabilizar os movimentos exercidos pelo corpo.
- Catraca e articuladores: contra defeito de montagem, desgaste dos rolamentos e travas.
- Molas no assento (Pocket ou Bonnel): garantia de três anos, sendo suplementar à legal de três meses, totalizando três anos e três meses no assentos.
- Colchões: a garantia cobre acima de 10% de depressão em relação às laterais, variações de flexibilidade e dureza acima de 30% e 12% na espessura, de acordo com normas da ABNT.
- Estruturas boxe: um ano de garantia na madeira e dois anos no metal.
- Molas de colchão: três anos (Siperelatic) e cinco anos (Pocket).
- Espumas de colchão: garantia de dois anos contra afundamentos superiores a 10% da altura total do colchão.
- Tecidos, costuras, rodízios, pés fixos, respiros e massageador eletrônico de colchão: um ano de garantia.
- Travesseiros: afundamentos superiores a 10% da altura total, ocasionados pelo uso diário, no prazo de três anos (Látex Natural), um ano (Hiper Soft, Espuma Tipo Látex, Molas, Visco Elástico) e três meses (Pluma).
- Tapetes: um ano quanto a desbotamento e pelos soltos.
Itens de revenda (produtos não fabricados pela Lider Interiores)
- Possuem garantia de seis meses contra defeito de fabricação, incluindo acionamento do pistão ou de mecanismos eletrônicos, soldas, fixação, costuras e componentes (como fibras, parafusos e ponteiras).
- A garantia se dá pelo reparo da peça, substituição parcial ou total (caso o reparo não seja possível), após recolhimento, análise do produto e caracterização do defeito pelo fornecedor.
E não se preocupe
- Há marcas naturais nas madeiras padrão demolição, como nós (círculos de coloração escura), pequenas trincas nas extremidades e variação de tons.
- Ocorrência de peeling (bolinhas) no tecido, já que o mesmo é causado pelo contato com outros tecidos.
- Marcas naturais do couro, como dobras e fendas, calos e cicatrizes. Elas não afetam a qualidade, nem diminuem o seu valor; pelo contrário, uma pele sem manchas perde sua naturalidade.
- É aceitável que o estofamento sofra desgaste natural ao ser usado. A espuma e o tecido poderão apresentar aparência de flacidez, por possuírem elasticidade, mas o conforto não será comprometido. Vale lembrar que o couro é o revestimento com maior elasticidade.
- Durante os primeiros três meses, é normal o tapete soltar pelos, devido ao corte do fio, sem comprometer a densidade e sua vida útil.
Ainda tem dúvidas de como fazer seus móveis durarem mais? Além das lojas, a Lider possui uma equipe de atendimento ao cliente à sua disposição para dar dicas de conservação dos móveis, garantias, etc.