21 MAR 2013
• Mundo Lider
Junte peças sofisticadas a outras mais simples e o resultado será o “Hi-Lo” (do inglês high-low), conceito criado nos anos 90 que está migrando das passarelas de moda para o mundo da decoração.
Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.
Para decorar um ambiente usando o estilo “Alto e Baixo” (em tradução livre) é imprescindível a mistura de itens contrastantes, como peças de design assinados ou até mesmo obras de arte, com outros objetos mais simples (low).
Dentro deste conceito, por exemplo, é possível aliar em um mesmo espaço uma mesa rústica a cadeiras de design arrojado, ou ainda inserir caixas de plástico – dessas encontradas em feiras – em um ambiente mobiliado com móveis suntuosos e lustres clássicos.
“O bom senso e o equilíbrio são as bases para o resultado satisfatório”, explica o arquiteto Júnior Grego. Para ele, antes de aplicar este estilo na decoração, é preciso realizar uma pesquisa nos dois universos, já que, para ambos, as opções são ilimitadas.
Nesse tipo de decoração as cores não são determinantes, uma vez que o mais importante é buscar a sintonia das peças. Como a proposta do hi-lo é provar que itens de estilos diferentes (como clássico ou contemporâneo) podem viver de forma harmônica no mesmo ambiente, o importante é não deixar que uma peça desmereça a outra, acarretando na perda do conceito. “Não exagere na criatividade. Em alguns casos, o mobiliário simples pode prejudicar o sofisticado”, orienta Júnior Grego.
E você? O que acha do estilo hi-lo? Conte para a gente!
Colaborou nessa matéria Júnior Grego – Arquiteto
jr.grego.interiores@globo.com