30 AGO 2022
• Qualidade de vida
Custo de vida elevado, a casa como refúgio e o cuidado redobrado com a saúde foram algumas das consequências da COVID 19 que mudaram a nossa forma de trabalhar, nos relacionar e morar. De olho nessas transformações, o bureau WGSN mapeou uma tendência que será forte a partir de 2024: a economia do cuidado.
Mas no que consiste esta tendência? O WGSN explica em seu portal: “Em 2024, os consumidores se concentrarão em ajustar cada detalhe dos seus espaços diários para serem melhor atendidos em suas necessidades, tanto do ponto de vista funcional, quanto emocional. A partir do ambiente de casa, às escolhas de varejo, veremos uma demanda por produtos e espaços, físicos ou digitais, que possam gerar mais sensação de bem estar, seja através da escolhas de cores mais suaves, uso da madeira para visuais mais rústicos e confortáveis ou na priorização de tecidos com propriedades táteis que proporcionem a sensação do acolhimento do sentimento de casa em qualquer lugar”.
Para entender melhor este comportamento, o bureau mapeou quatro perfis de consumidores, são eles: os reguladores, os conectores, os construtores de memórias e os neosensorialistas. Mas no que consiste cada um deles?
Reguladores
São pessoas que gostam do controle, da rotina, e priorizam a funcionalidade e a versatilidade. Depois do caos inspirado pela pandemia, querem ver tudo no seu devido lugar. Na decoração, é o público ideal de móveis multifuncionais, como um sofá-cama ou uma mesa que se transforma em cadeira, por exemplo.
Conectores
São flexíveis e contra o culto exacerbado da produtividade, questionando os excedentes de produção e priorizando a sustentabilidade e os pequenos negócios. Na decoração, este público exigirá a certificação de sustentabilidade dos móveis que tiverem em sua casa, darão preferência a tecidos reciclados e ficarão de olho no compromisso ambiental das marcas.
Construtores de memória
São o retrato de uma nova configuração familiar, formada não por consanguíneos, mas por pessoas com quem se tem afinidade e afeto. Na decoração, pense em casas acolhedoras, design inclusivo e em um estilo de vida que valoriza a coletividade.
Neosensorialistas
Gostam de aproveitar tudo, desde o metaverso até experiências no mundo físico. São ousados, e na decoração conhece-se o neosensorialista pelos seus móveis diferenciados, pela personalidade marcante e por soluções híbridas.
E você, o que acha da economia do cuidado? Conta pra gente nos comentários!