Dicas para fazer sua mudança

18 OUT 2012
• Inspiração

Mudar-se para um lugar que seja mais confortável para receber os amigos, a família e passar bons momentos da vida na companhia de quem a gente ama é sempre uma delícia. A sensação de renovo faz muito bem para qualquer um. Mas a hora da mudança, propriamente dita, ah… Esta sim é quase sempre uma hora temida, motivo de dores de cabeça, preocupações e vários inconvenientes.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.

Da reforma à organização dos pertences, são muitos detalhes para se preocupar e é por isso administrar com antecedência todo esse processo é essencial para evitar os desgastes na hora da mudança. Para o coordenador de Logística da Lider Interiores, Juarez Ribeiro, uma das coisas mais importantes é fazer um planejamento eficiente. “Escolher bem a empresa de mudança, procurar referências no mercado e deixar bem claro para eles que você precisa de uma mudança sem quaisquer danos”.

Para você que pretende fazer uma mudança, Juarez Ribeiro tem dicas preciosas. Faça seu checklist e aproveite!

Por onde começar
“Até uma mudança deve ser planejada com antecedência e essa é a primeira dica. Para começar é importante analisar as transportadoras ou os autônomos especializados em mudanças. Deve-se saber quem são, há quanto tempo estão no mercado e quais são os serviços que eles têm para oferecer (desmontagem, embalagem, montagem, caminhões equipados, emissão de documentação, equipe treinada).”

Embalagem e organização dos pertences
“Se a opção for contratar uma transportadora especializada, ela mesma cuidará de tudo isso. Já se escolha é fazer por conta própria, lembre-se de embalar tudo bem separado por denominação ou utilidade. As peças devem ser desmontadas e discriminadas (é importante especificar o que tem dentro de cada volume, principalmente itens como líquidos, vidros, louças e cristais). Roupas e item de cama, mesa e banho, devem ser embalados em sacos plásticos e guardados em caixas de papelão.”

Cuidados no transporte
“Para facilitar o transporte e evitar danos o interessante é desmontar tudo o que for possível: estantes, painéis, armários, mesas, etc. Peças delicadas, como cristais, vidros e cerâmicas, devem ser embaladas separadamente, item por item, em caixas de papelão, e acomodadas com papeis picotados. O importante é não deixar que esses volumes balancem dentro da caixa ou tenham contato direto com a embalagem.”

Preparando os documentos
“Documentos da mudança devem ser emitidos com antecedência e devem seguir junto com ela, no porta-luvas do caminhão. Documentos pessoais devem ser guardados em pastas (do tipo sanfona) e identificados por pessoa ou bens. E o ideal é que eles sejam levados por outro meio, separados da mudança.”

Levando as plantas
“Para saber como transportar as plantas deve-se analisar inicialmente a distância. Conforme for, talvez não seja compensativo carregar as plantas. A grande parte das transportadoras, inclusive, não gosta muito de levar esses itens.”

Cuidados com a casa nova
“Na casa nova os pisos onde haverá circulação de pessoas devem ser forrados com mantas, cobertores ou qualquer material que evite danificação. A proteção do piso só deve ser retirada quando toda a montagem dos ambientes estiver finalizada. É essencial sensibilizar a equipe que estiver fazendo a mudança para que tomem muito cuidado com portas e paredes.”

Importante
“Faça uma relação de todos os itens, objetos e volumes, e peça ao responsável pela empresa de transportes que assine um termo de responsabilidade por qualquer dano ou falta de objeto que perceber. Não pague todo o serviço antecipadamente. Deixe pelo menos 1/3 ou mais para acertar com a empresa após a montagem e a conferência dos pertences.”

Gostou? Compartilhe!

Confira as novidades do nosso blog